- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,019
- Gostos Recebidos
- 388
China torna-se o maior mercado mundial de arte
China tornou-se o maior mercado mundial de arte e antiguidades em 2011, ultrapassando os Estados Unidos, indica um estudo europeu citado hoje na imprensa oficial chinesa.
A percentagem da China naquele mercado subiu de 23 para 30 por cento no ano passado, relegando os Estados Unidos para o segundo lugar com 29 por cento, diz o relatório da European Fine Art Foundation, "The International Art Market in 2011".
O Reino Unido, que a China ultrapassou em 2010, mantem-se no terceiro lugar, com 22 %, e a França no quarto lugar, com seis %.
Estimulado pelo crescimento na China, o mercado mundial de arte continuou a recuperar em 2011, com uma subida de 7 por cento em relação a 2010 e 63 por cento mais do que em 2009, salienta o relatório.
"O domínio do mercado chinês de arte tem sido impulsionado pela crescente riqueza, forte oferta interna e o impulso investidor dos colecionadores chineses", disse a economista cultural Clare McAndrew, citada pela agência noticiosa oficial chinesa.
A economia chinesa cresceu em média 9,9 por cento ao ano ao longo das últimas três décadas, sendo hoje a segunda maior do mundo, a seguir à dos Estados Unidos.
Lusa / SOL