- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,502
- Gostos Recebidos
- 1,113

Um grupo de especialistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, defende que todos devemos fazer um check-up renal a partir dos 35 anos.
Segundo o artigo, publicado no Annals of Internal Medicine, iniciar testes para avaliar a possibilidade de doença renal crónica (DRC) desde os 35 anos diminui as hipóteses de o paciente precisar de diálise ou de um transplante de rim no futuro.
Os autores do estudo recomendam que sejam feitas análises à albumina para que sejam avaliados os níveis de circulação dessa proteína no sangue ou na urina.
Estima-se que a DRC afeta cerca de uma em cada 10 pessoas em todo o mundo. Em Portugal, os últimos dados conhecidos são de 2020 e mostram que a prevalência da DRC no país é de 20% e as previsões não são as melhores. Até 2040, poderá vir a tornar-se, a nível mundial, na quinta principal causa de morte prematura.
Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, André Weigert, assistente graduado sénior de nefrologia e coordenador de transplantação renal do Hospital de Santa Cruz/Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, alertou que "mais de 20 mil doentes têm insuficiência renal em fase avançada". Muitos destes indivíduos, "pela idade e comorbilidades, não são elegíveis para a transplantação renal", destacou ainda.
IN:NM