• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

CdM:Burmester anuncia mais de 80 concertos até final do ano

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
CdM:Burmester anuncia mais de 80 concertos até final do ano

A Casa da Música (CdM) do Porto anunciou hoje que a sua programação até final do ano contempla mais de 80 concertos.

Segundo o director artístico da CdM, Pedro Burmester, no Dia Mundial da Música, que se comemora a 01 de Outubro, a Orquestra Nacional do Porto (ONP) vai actuar nas estações do metro portuense.

Em conferência de imprensa, Pedro Burmester salientou que este último trimestre de 2008 será «muito rico» em termos de programação.

A partir de quinta-feira e até dia 27, tem início o Novas Músicas, um festival que visa dar a conhecer a inovação percorrendo os mais variados géneros musicais, programa que a partir do próximo ano surgirá num novo formato.

«Novas músicas há sempre e faz sentido ter estes géneros durante todo o ano», disse Burmester.

No contexto deste festival, o maestro alemão Christoph Konig dirige o seu primeiro concerto enquanto titular da ONP, sábado.

Ainda no mesmo dia, destaque para a estreia mundial da ópera Massacre, que será apresentada no Teatro Nacional de S. João.

Adaptado a partir da peça de Christopher Marlowe, Massacre em Paris, o libreto de Massacre é composto por uma série de cenas que mostram a luta pelo poder, conspirações e traição entre o Duque e a Duquesa de Guise, Catarina de Médicis, Henrique III e o Rei de Navarra.

Terça-feira, o compositor António Vitorino de Almeida vai estar na Sala Suggia da CdM, para apresentar «improvisações».

O compositor estará ao piano «sem partituras e sem caminhos definidos», referiu Pedro Burmester.

O mês de Outubro, que terá uma forte presença da música nórdica, arranca com as comemorações do Dia Mundial da Música, tendo a CdM decidido que, este ano, ao contrário do que aconteceu em 2007, «vai para a rua oferecer momentos musicais às pessoas».

Segundo referiu o pianista, neste dia, aqueles que andarem de metro pela cidade terão uma surpresa, porque quando se abrirem as portas das composições do metro, as pessoas darão de caras com membros da ONP, que estarão a tocar excertos da 5ª Sinfonia de Beethoven.

«A partir dos mais distantes locais da rede do metro, os músicos da ONP vão levar fragmentos deste sinfonia até à estação de S. Bento», disse.

Quanto à música nórdica, que foi o tema da programação da CdM para este ano, Pedro Burmester destacou os concertos do trompetista Nils Peter Molvaer, do violoncelista Truls Mork, da Oslo Sinfonetta, do ensemble vocal Nordic Voices e a vinda da Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa, esta última já agendada para 01 de Novembro.

O último trabalho discográfico de Maria João e Mário Laginha - «Chocolate» - é apresentado, em estreia, no final de Outubro.

Pedro Burmester referiu que também o jazz está em destaque até ao fim do ano adiantando que serão apresentados «10 concertos neste trimestre», incluindo a apresentação do novo álbum de António Pinho Vargas, marcada para 14 de Dezembro.

O Festival à Volta do Barroco, que decorrerá entre 14 e 23 de Novembro, que contempla este ano a transição do Renascimento para o Barroco, receberá agrupamentos como Cantus Colnn, os Tallis Scholars e o Coro do King's College de Cambrigde.

A música world vai estar presente na CdM com as vozes de Lura e Cármen Souza, num concerto que levará o público até Cabo Verde, dia 13 de Novembro.

O palco da Sala 2 vai receber, a 14 de Novembro, os australianos Cut Copy, que são figuras de cartaz do Clubbing, trazendo o electropop, descrito muitas vezes como «música de dança alternativa».

Em Dezembro, o destaque vai para a comemoração do centenário de Olivier Messiaen e Elliot Cárter.

No âmbito da programação do Serviço Educativo da CdM, o responsável Paulo Rodrigues adiantou que foi delineado um plano de actividades que vá de encontro ao calendário escolar, uma vez que «entre 60 a 70 por cento do público deste serviço é de escolas».

Os concertos para bebés mantêm-se na programação, que apresenta, a 28 de Setembro, a conferência «Why do babies need music?», de Edwin Gordon, considerado o «pai» deste tipo de música.

A conferência destina-se a pais, que podem também participar numa formação de música que conta com a presença deste pedagogo, contrabaixista de formação.

Em Outubro, o Serviço Educativo promove o ciclo «Música e Matemática», que reúne concertos, formação e workshops que «colocam em evidência as relações estreitas e ancestrais» entre estes dois tipos de arte, visando desmistificar princípios e conceitos matemáticos com abordagens musicais inovadoras.





dd/lusa
 
Topo