Caturra

H

helldanger1

Visitante
caturra.jpg

Nome Científico: Nymphicus hollandicus
Ordem: Psittaciformes
Distribuição: Austrália
Habitat: Florestas e prados.
Alimentação: Sementes, plantas, frutos carnudos e cereais.
Postura: 4 a 6 ovos.
Período de incubação: 16 dias, geralmente feito por turnos.
Observações: reproduzem-se em cativeiro com facilidade, tendo muitas variedades de cores.

cumpts
hell
 

chinoka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2007
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0

A caturra é oriunda das regiões interiores da Austrália e mede entre 30 e 32 cm aproximadamente.
Em cativeiro, estas tanto se dão em viveiros espaçosos ao ar livre como em viveiros em recinto fechado. Deve-se ter em atenção a um dos pontos belos da caturra, que é a crista, e como tal a gaiola/viveiro deve ser suficientemente espaçoso para que esta não se danififique por exemplo na cobertura do viveiro. As caturras são aves que gostam de roer, por isso deve-se ter em atenção que por exemplo a rede seja forte de maneira que estas não se escapem. Também não faz muito sentido encher os viveiros com plantas, pois seriam rapidamente destruidas pelas caturras.
Quanto à temperatura, as caturras são aves bastante resistentes, podem perfeitamente passar o inverno num viveiro ao ar livre, desde que este disponha de um refúgio abrigado que proteja tanto da geada como das correntes de ar. As caturras alimentam-se das sementes de periquitos, em que se inclui ou adiciona a aveia sem casca, a semente de girassol, etc... além disto, também são grandes apreciadoras de alimentos verdes e fruta fresca. Durante a época de criação deve-se dar-lhe papa de ovo. Não esquecer que devem dispôr sempre de osso de calcário.
Existem entre nós a caturra cinzenta, malhada, amarela, face branca, pérola...
Quanto à criação, as caturras são aves que no geral são fáceis de criar. O ninho é uma caixa de ninho fechada próprio para caturras (vertical). Dependendo da idade e da condição fisica da fêmea, esta pode pôr entre 3 e até 9 ovos, sendo que em média põe entre 4 a 5 ovos. Os ovos são chocados em aproximadamente 3 semanas ( 19 a 21 dias) tanto pela fêmea como pela ajuda do macho. Na altura das crias também o macho tem um papel importante na alimentação das mesmas, embora seja a fêmea a que mais "trabalha". As crias são totalmente independentes por volta das 7 ou 8 semanas, e por volta dos 6 meses atingem a maturidade sexual. Nunca esquecer que na fase de gestação deve-se proporcionar às aves alimento à base de ovo juntamente com a mistura normal para caturras.
As caturras são aves que se tornam facilmente dóceis, principalmente se forem alimentadas à mão pelos humanos. Imitam muito bem o nosso assobio, chegando mesmo a "cantar" músicas em forma de assobio. Há casos que também imitam a voz humana, embora não seja o seu forte. Sendo adequadamente tratadas, as caturras podem viver 10 anos ou até mais.
 
Última edição:

manuellopes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
tenho dois casais de caturras uma gaiola bastante grande mas nao consigo que elas façam criaçao ,á alguma coisa que me falha necesitava de ajuda por alguem que sobe-se
 
Topo