• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Casa de Serralves inaugura duas exposições

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Referência ao Museu de Arte Contemporânea

Casa de Serralves inaugura duas exposições





O Museu de Arte Contemporânea de Serralves inaugura hoje, na Casa de Serralves, duas exposições que têm como referência o próprio edifício onde vão ser mostradas, disse ontem fonte da Fundação de Serralves. A exposição «Jacques-Émile Ruhlmann e a Fraternidade das Artes» é comissariada por Florence Camard, uma das grandes especialistas mundiais na obra de Ruhlmann e autora de diversos livros e artigos sobre o seu trabalho, e por João Fernandes, director do Museu de Serralves.
Ruhlmann é um dos grandes autores e criadores de peças de mobiliário na década de 20 do século XX, sendo considerado um dos nomes maiores das Artes Decorativas no contexto da Arte Déco.
A sua obra tem sido objecto de importantes exposições que lhe foram dedicadas recentemente pelo Museu Metropolitano de Nova Iorque, em 2004, e pelo Museu dos Anos 30 em Paris.
Neste ano, em que se cumprem 130 anos do nascimento de Jacques-Émile Ruhlmann, a Fundação acolhe o mestre da Art Déco francesa na Casa de Serralves, antiga residência do segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral, para a qual ele contribuiu de modo decisivo com os seus móveis e os seus desenhos, sem jamais a ter visitado.
Foi ao Estúdio Ruhlmann que Carlos Alberto Cabral se dirigiu, com o arquitecto Marques da Silva, para encomendar a renovação e a concepção dos espaços de Serralves, após ter visitado a Exposição Internacional de Artes Decorativas de Paris em 1925, na qual Ruhlmann sobressaía, com o seu Pavilhão do Coleccionador.
Ruhlmann estará representado através de peças de mobiliário, desenhos, projectos para tecidos e papéis de parede.

Serralves. Fundação acolhe mestre da Art Déco francesa

DR


o primeiro de janeiro
 
Topo