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Carros comuns poderão ser convertidos em híbrido-eléctricos
Motor eléctrico instalado no eixo traseiro de um Audi Roadster para conversão do carro de diesel em híbrido diesel-eléctrico.[Imagem: Fraunhofer IISB/Kurt Fuchs]
Com os elevados preços do petróleo, os veículos híbrido-eléctricos estão cada vez mais atraindo a atenção dos consumidores. Embora muito eficientes, eles ainda são produzidos em pequena escala, o que faz com que a maioria dos modelos usados disponíveis custe mais caro do que um modelo zero quilómetro.
Mas uma solução pode estar a caminho para quem gostaria de ter um veículo híbrido e não gostaria de esperar - transformar o seu veículo actual, movido a gasolina, álcool ou diesel em híbrido eléctrico.
Conversão de combustível líquido para híbrido combustível-eléctrico
A pesquisa está sendo feita por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, com o objectivo de testar a viabilidade técnica e económica da transformação. Os desafios são grandes, porque os veículos híbridos incorporam conceitos que não foram pensados no projecto e fabricação dos veículos tradicionais a combustível líquido.
Os engenheiros alemães planeiam criar uma plataforma de tecnologia aberta que permitirá o teste e a optimização de todos os sistemas necessários à hibridação - a conversão do veículo de combustível líquido para híbrido combustível líquido-eléctrico. A plataforma deverá incluir a interacção dos diversos equipamentos em condições reais de tráfego.
Os testes estão sendo feitos em um Audi Roadster. "Nós somos especialistas no projecto de sistemas de electrónica de potência que são tão compactos que eles podem ser facilmente acomodados nos espaços restritos de um veículo de série," diz o Dr. Martin März, que está coordenando o projecto.
Tracção integral
Ao contrário dos carros híbridos japoneses, que já utilizam uma plataforma mais pensada para os veículos eléctricos do que para os veículos actuais, a proposta da equipe do Dr. März é criar modificações que mexam o mínimo possível na motorização do carro.
Os principais componentes adicionados na conversão serão dois motores eléctricos, que serão instalados no centro do eixo traseiro, cada qual ficando responsável pelo accionamento de uma roda. Com isto, não será preciso mexer no sistema de tracção dianteira tradicionalmente utilizado nos carros de passeio, que será mantido.
Esse enfoque permitirá a integração de funções adicionais ao veículo convertido em híbrido, como a tracção integral (tracção 4 x 4) temporária.
Segundo os engenheiros, o custo de conversão de veículo para híbrido não será maior do que o custo de um opcional, como bancos de couro, por exemplo.
Motor eléctrico instalado no eixo traseiro de um Audi Roadster para conversão do carro de diesel em híbrido diesel-eléctrico.[Imagem: Fraunhofer IISB/Kurt Fuchs]
Com os elevados preços do petróleo, os veículos híbrido-eléctricos estão cada vez mais atraindo a atenção dos consumidores. Embora muito eficientes, eles ainda são produzidos em pequena escala, o que faz com que a maioria dos modelos usados disponíveis custe mais caro do que um modelo zero quilómetro.
Mas uma solução pode estar a caminho para quem gostaria de ter um veículo híbrido e não gostaria de esperar - transformar o seu veículo actual, movido a gasolina, álcool ou diesel em híbrido eléctrico.
Conversão de combustível líquido para híbrido combustível-eléctrico
A pesquisa está sendo feita por engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, com o objectivo de testar a viabilidade técnica e económica da transformação. Os desafios são grandes, porque os veículos híbridos incorporam conceitos que não foram pensados no projecto e fabricação dos veículos tradicionais a combustível líquido.
Os engenheiros alemães planeiam criar uma plataforma de tecnologia aberta que permitirá o teste e a optimização de todos os sistemas necessários à hibridação - a conversão do veículo de combustível líquido para híbrido combustível líquido-eléctrico. A plataforma deverá incluir a interacção dos diversos equipamentos em condições reais de tráfego.
Os testes estão sendo feitos em um Audi Roadster. "Nós somos especialistas no projecto de sistemas de electrónica de potência que são tão compactos que eles podem ser facilmente acomodados nos espaços restritos de um veículo de série," diz o Dr. Martin März, que está coordenando o projecto.
Tracção integral
Ao contrário dos carros híbridos japoneses, que já utilizam uma plataforma mais pensada para os veículos eléctricos do que para os veículos actuais, a proposta da equipe do Dr. März é criar modificações que mexam o mínimo possível na motorização do carro.
Os principais componentes adicionados na conversão serão dois motores eléctricos, que serão instalados no centro do eixo traseiro, cada qual ficando responsável pelo accionamento de uma roda. Com isto, não será preciso mexer no sistema de tracção dianteira tradicionalmente utilizado nos carros de passeio, que será mantido.
Esse enfoque permitirá a integração de funções adicionais ao veículo convertido em híbrido, como a tracção integral (tracção 4 x 4) temporária.
Segundo os engenheiros, o custo de conversão de veículo para híbrido não será maior do que o custo de um opcional, como bancos de couro, por exemplo.
Redacção do Site Inovação Tecnológica
13/10/2008
13/10/2008