• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Câmara apoia Serralves e Casa da Música com 1,5 milhões

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,019
Gostos Recebidos
388
A Câmara do Porto quer apoiar a Fundação de Serralves e a Casa da Música com 1,5 milhões de euros nos próximos quatro anos, de acordo com dois protocolos que serão votados na reunião camarária de terça-feira.

O documento que formaliza o apoio à Fundação de Serralves, a que a Lusa teve acesso, estipula a atribuição de 150 mil euros anuais, a partir de 2011 e até 2014, totalizando 600 mil euros.

Através do protocolo, a Câmara pretende apoiar a Fundação ao nível do "serviço educativo e de actividades de integração social e animação da cidade", escreve-se no documento.

No âmbito do acordo, a Fundação "compromete-se a apoiar a Câmara" no desenvolvimento de "programas continuados que visam a inclusão social das populações mais desfavorecidas, em particular dos jovens habitantes dos bairros sociais da Câmara do Porto".

Anualmente, "deverão ser promovidos pelo menos três grandes projectos de cariz social desenvolvidos através da realização de visitas, oficinas e outras actividades"

Além disso, a Fundação deve dar apoio à Câmara na "formação pedagógica na área da arte contemporânea", colaborar com as escolas do município "em programas pedagógicos que visem a formação de jovens na área da cultura e do ambiente" e fazer "formação ao nível dos serviços educativos para entidades culturais da cidad

No caso da Casa da Música, o apoio também é até 2014: este ano a instituição recebe 250 mil euros e nos seguintes ser-lhe-ão entregues 220 mil euros.

Na proposta, a autarquia lembra que "definiu como eixo estratégico da política cultural autárquica a sua ligação à vertente educativa", aspectos que a Casa da Música "pretende privilegiar no âmbito do seu plano de actividades e da sua inserção na cidade".

O protocolo com a Casa da Música destina-se a apoiar a instituição na sua "missão de promoção, fomento, difusão e prossecução de actividades culturais e formativas no domínio da música e ao desenvolvimento da sua actividade de utilidade pública".

A Casa da Música deve promover um trabalho educativo com vista "a catalisar a criação de laços com a música, promovendo nos diferentes públicos o interesse pela sua descoberta, em especial os escolares e seniores", a "tocar um espectro largo de pessoas, tendo em conta as suas diferenças e necessidades especiais" e a "explorar o papel da música enquanto fator de integração social".

A instituição compromete-se ainda a "acolher o Concurso Internacional de Música do Porto, já apoiado pela Câmara, "com vista à sua maior projecção nacional e internacional" e a "organizar o Festival Suggia no Porto e do Prémio Internacional Suggia/Fundação Casa da Música, prosseguindo a iniciativa lançada pela Câmara em conjunto com o Conservatório de Música do Porto".

Jornal de Notícias
 
Topo