• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Brasil assume a representação diplomática da Argentina na Venezuela

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
24,231
Gostos Recebidos
985
Brasil assume a representação diplomática da Argentina na Venezuela

img_900x508$2024_02_24_13_37_30_1580538.jpg


Corpo diplomático argentino ter sido expulso do país por ordem de Nicolás Maduro.

O Brasil assumiu esta quinta-feira oficialmente a representação diplomática da Argentina na Venezuela, depois de o corpo diplomático argentino ter sido expulso do país por ordem de Nicolás Maduro. A principal preocupação é com seis oposicionistas venezuelanos asilados na Embaixada da Argentina há dois meses e cuja integridade física estava em risco com a ameaça de invasão à representação argentina por forças venezuelanas.

Desde segunda-feira, quando a Argentina recusou reconhecer a polémica vitória de Maduro e os diplomatas argentinos foram sumariamente expulsos, a representação diplomática do país em Caracas está cercada por forças policiais e membros de milícias armadas fiéis ao governo venezuelano, e em vários momentos houve movimentos que indicavam uma possível invasão ao edifício. Seis líderes oposicionistas venezuelanos pediram asilo à Argentina há dois meses e foram atendidos, mas o governo de Nicolás Maduro não os tem deixado sair da representação diplomática rumo ao aeroporto e havia um claro temor de que uma invasão pudesse resultar em elevado risco para a segurança deles.

Foi o governo da Argentina, não obstante a crise criada pelo presidente do país, Javier Milei, ao chamar o homólogo brasileiro, Lula da Silva, de "corrupto" e "ex-presidiário", que pediu ao Brasil para assumir a sua representação em Caracas. Ao amanhecer desta quinta-feira, a bandeira brasileira foi hasteada na Embaixada da Argentina em Caracas, mostrando que o edifício agora está sob a protecção do Brasil, um dos poucos aliados que a Venezuela tem na região.

O Brasil vai assumir todo o trabalho consular e a segurança tanto da representação diplomática quanto da residência oficial do embaixador argentino na capital venezuelana. Após a Argentina recusar reconhecer a sua reeleição e ter denunciado uma suposta fraude para o manter no poder, Nicolás Maduro chamou o presidente argentino, Javier Milei, de "louco", "fascista" e "sádico".

Além de já ter passado a representar oficialmente a Argentina, a diplomacia do Brasil poderá passar a representar igualmente outros países na Venezuela nos próximos dias. O governo do Peru, outro dos sete países que tiveram os seus embaixadores expulsos da Venezuela na segunda-feira por não reconhecerem a reeleição de Maduro, também já pediu ao Brasil para assumir a sua representação diplomática em Caracas.

Até esta quinta-feira, o Brasil não reconheceu oficialmente a vitória de Maduro, mas também não acusou o ditador da Venezuela de fraude, optando por pedir mais dados sobre as presidenciais. Mas o partido de Lula, o Partido dos Trabalhadores, PT, já reconheceu formalmente a reeleição do presidente do país vizinho, e Lula disse em entrevista que as eleições na Venezuela transcorreram de forma democrática e tranquila, ignorando as inúmeras denúncias de irregularidade, a repressão a protestos que já matou pelo menos 17 pessoas e indicando que poderá em breve reconhecer a vitória de Maduro, de quem é aliado e amigo há muitos anos.

Correio da Manhã
 
Topo