• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bombas de ar

NPS

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas, eu tenho um problema, necessito de saber algo sobre as bombas de succao de ar ou bombas de vacuo. De qualquer forma, nao sei o seu nome especifico , mas gostava de saber se existem bombas dessas de pequena dimensao que a potencia de succao do ar fosse ajustavel . Alguem sabe qual o nome tecnico desse tipo de bombas, onde posso encontra las para comprar ?

Cumprimentos
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
E essa bomba é para quê especificamente
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, eu tenho um problema, necessito de saber algo sobre as bombas de succao de ar ou bombas de vacuo. De qualquer forma, nao sei o seu nome especifico , mas gostava de saber se existem bombas dessas de pequena dimensao que a potencia de succao do ar fosse ajustavel . Alguem sabe qual o nome tecnico desse tipo de bombas, onde posso encontra las para comprar ?

Cumprimentos

Boas

Em geral as bombas de vácuo são usadas para fins industriais, ou mesmo no sector auto para o servo freio, fecho central...etc.

No sector industrial em geral o vácuo é usado em ventosas e outros, para pegar em objectos:

No sector Vidraria: Levantar vidros 6000mmx3000mmX10mm
No sector auto: Levantar ou transportar todo o tipo de painel chapa, alumínio, pvc , ou vidro.
No sector Industrial que trabalho: Pegar placas de cartão 800x1000mm, abrir caixas de cartão, ou pegar baldes com 25Kg.
Etc:
Etc:

Em geral existem dois modos comuns de fazer vácuo:

A- Um pelo método de compressor a funcionar de forma inversa (na zona de aspiração é onde vai produzir vácuo)
B- Aproveitar o efeito Venturi (bomba de vácuo por efeito Venturi), em que tem de ter ar comprimido.

Em geral o sistema A é bem mais caro que o sistema B. A aplicação de um ou outro depende dos esforços/custos que estão em jogo.
Como estes equipamentos em geral são pensados para processos industriais e uso intensivo, acabam por se tornar bastante caros para um utilizador comum.

Pode pesquisar no google por "Ultra-Controlo" se precisar de equipamento industrial/profissional.

Se pretender fazer algo artesanal, pode usar por exemplo:
Um pequeno compressor de encher pneus de carro (12V DC), e a entrada de ar do mesmo será o seu ponto de produção de vácuo, que poderia ser ajustável em função da rotação motor ou eventual pressostato.
Pode ainda instalar um manómetro com escala até -1 bar (mais difíceis de arranjar).
Se pretender armazenar efeito de depressão ou vácuo, pode usar uma botija de extintor, ou gás.
Nos carros. em que o fecho central funciona por vácuo, pode ver um reservatório com alvéolos (tipo caixa de ovos)

Nota:
Ao nível da agua do Mar, o ser Humano está sujeito pressão típica de 1 atmosfera ou seja cerca/próximo de 1 Bar.
A depressão máxima que se poderia atingir seria 0 Bar, no entanto as bombas de vácuo nunca atingem esse valor.

Boa pesquisa




N
 
Topo