• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Biologia: Descobertas 235 espécies comuns às águas do Árctico e do Antárctico

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Cientistas do Censo da Vida Marinha anunciaram hoje a descoberta de 235 espécies comuns às águas do Oceano Árctico e do Antárctico, apesar dos 11.000 quilómetros que separam as duas regiões polares.

Entre elas contam-se cinco espécies de baleias, incluindo baleias cinzentas, cinco de aves marinhas e cerca de cem espécies de crustáceos.

A diversidade e o elevado número de espécies semelhantes deixou os cientistas perplexos.

'Não estamos ainda certos do que tudo isto significa', disse Bodil Bluhm, investigadora da Universidade Fairbanks do Alasca (EUA) e uma das cientistas que participaram nas expedições árcticas do censo.

Para o ecologista Russ Hopcroft, da mesma universidade e que também participou no estudo, 'encontrar tantas espécies nos dois extremos da Terra, algumas delas sem ligações conhecidas entre si, levanta sérias questões do ponto de vista da evolução'.

Estes e outros investigadores polares vão agora tentar confirmar se as 235 espécies comuns são de fac to idênticas ou diferem geneticamente.

Por outro lado, espécies que preferem águas frias estão a emigrar para os pólos para escapar ao aquecimento das águas oceânicas, segundo constataram também os cientistas.

Estas descobertas surgiram das expedições científicas efectuadas entre 2007 e 2008 no quadro do Censo da Vida Marinha, um programa que envolveu mais de 500 investigadores polares de 25 países, entre os quais Portugal, e que a 04 de Outubro de 2010 publicará o seu primeiro relatório sobre as espécies marinhas encontradas.

O Censo revelará que os oceanos são habitados por entre 230.000 e 250.000 espécies, das quais cerca de 7.500 vivem nas águas do Antárctico e outras 5.500 no Árctico, e que muitas centenas delas são desconhecidas.

Segundo Ron O'Dor, director científico do Censo da Vida Marinha, o projecto encontra-se actualmente 'numa etapa de síntese, em que se tenta reunir todos os 17 diferentes projectos para dar ao mundo una imagem da biodiversidade dos oceanos do planeta'.
 
Topo