• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bienal arranca no dia 9

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
ExperimentaDesign’09 conta com a participação de mais de 250 criadores

Bienal arranca no dia 9

A 10.ª edição da Bienal ExperimentaDesign’09 começa dia 9, em Lisboa, e conta com a participação de mais de 250 criadores.





Mais de 250 criadores das áreas do design e arquitectura, provenientes de 23 países, vão estar em Lisboa, a partir de 9, para participar em debates, conferências, exposições e projectos especiais da Bienal ExperimentaDesig’09.
Num ano em que celebra uma década de vida, o evento regressa à capital com alguns dos mais conceituados críticos, curadores e criadores a nível internacional, tais como Paola Antonelli, directora do MoMa de Nova Iorque, Alice Rawsthorn, directora do Museu do Design de Londres, ou o arquitecto Alejandro Aravena.
São 11 os espaços que, em Lisboa, vão acolher, até 7 de Novembro, um total de 71 eventos, cuja organização está a cargo da designer Guta Moura Guedes, sob o tema geral «It’s About Time».
Na primeira semana da Bienal, as manhãs serão preenchidas com as «Open Talks» no Mercado de Santa Clara, com debates dirigidos ao público especializado, enquanto, durante a tarde, no Teatro Camões, terão lugar as «Conferências de Lisboa», dirigidas a um público mais vasto.
Nos encontros com especialistas nacionais e internacionais surgem o designer gráfico Peter Saville, Dario Buzzini, Leif Huff, Alejandro Aravena, Julien de Smedt e também os portugueses Delfim Sardo, crítico de arte, e o designer Fernando Brízio, entre outros.
Quatro exposições são outra importante componente da programação da ExperimentaDesign’09: «Quick, Quick, Slow», comissariada por Emily King, irá mostrar no Museu Colecção Berardo um percurso da história do design gráfico e a crescente importância dos meios digitais. «Pace of Design», mostra comissariada por Tulga Beyerle, revelará os efeitos dos contextos culturais na definição de diferentes utilizações do tempo, de Tóquio a São Francisco, passando por São Paulo. «Lapse in Time», comissariada por Hans Maier-Aichen, irá mostrar jovens designers que se situam no oposto da repetição, e que em vez de produzir objectos querem gerar conteúdos, enquanto «Timeless» será uma exposição que irá provar como se faz melhor com menos recursos.
A ExperimentaDesign tem ainda como novidades a realização de oito projectos especiais, um deles envolvendo soluções de design para idosos, um de apoio a deficientes e um outro de intervenção urbana no Jardim de Santos, também em Lisboa.
Está ainda previsto um ciclo de cinema em co-produção com a Cinemateca Portuguesa, intitulado «Designmatography», com filmes sobre a relação entre a sétima arte e o tempo.

ExperimentaDesign. «Lapse in Time» é uma das exposições da Bienal

D.R.


fonte: o primeiro de janeiro
 
Topo