• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Biblioteca Nacional renova área de leitura para cegos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Biblioteca Nacional renova área de leitura para cegos

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) inaugura segunda-feira a nova área de leitura para deficientes visuais e inicia este ano a digitalização e colocação na Internet dos livros sonoros e em braille, disse o director, Jorge Couto.

A BNP celebra assim os 40 anos da criação do Serviço de Leitura para cegos e assinala, em simultâneo, o bicentenário do nascimento de Louis Braille, criador francês do sistema de escrita e leitura para invisuais.

A nova área de leitura da BNP terá um espaço alargado (cerca de 500 metros quadrados) e em exclusivo para os deficientes visuais, que inclui depósito de colecções e logística adaptada aos trabalhos de impressão braille e digitalização, bem como à leitura e gravação de livros sonoros.

Terminado este processo de modernização, em 2009, adiantou Jorge Couto, irá proceder-se à "reconversão das cassetes e dos livros braille para a Internet para digital". São "centenas de milhares de páginas" que serão digitalizadas.

De acordo com o director da Biblioteca Nacional de Portugal, existem cerca de 1700 títulos em áudio, nove mil volumes em braille e cerca de 430 em formato electrónico (eBook).

A colecção de livros em Braille inclui, por exemplo, o primeiro livro impresso em Portugal, mas as áreas com maior expressão são os manuais escolares e a literatura.

Entre os títulos de livros sonoros contam-se, entre outros, o escritor Albert Camus a ler "L´Etranger" ("O Estrangeiro") ou Paulo Quintela a ler a sua tradução de "Balada do amor e da morte do alferes Cristóvão Rilke", de Rainer Maria Rilke.

Em 2007, só neste serviço da BNP foram requisitados cerca de mil títulos.

A Biblioteca Nacional e o Centro Albuquerque e Castro são duas das principais instituições públicas que produzem há mais tempo publicações para deficientes visuais.

A BNP encabeça um conjunto de organismos portugueses que se juntaram para as comemorações dos 200 anos do nascimento de Louis Braille ao longo de 2009, entre as quais a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

Na segunda-feira, na abertura das celebrações na Biblioteca Nacional estarão presentes a secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, e a secretária de Estado Adjunta e da Reabilização, Idália Moniz.


Publico
 
Topo