• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Berlusconi manda cobrir o seio da Verdade nua

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Berlusconi manda cobrir o seio da Verdade nua


PATRÍCIA VIEGAS

Itália. Assessores substituem quadro do século XVIII por uma réplica
Silvio Berlusconi nunca escondeu que é um apreciador de mulheres e fez parte da sua fortuna à custa de programas televisivos onde elas apareciam quase despidas.

Mas desde que assumiu o terceiro mandato como primeiro-ministro de Itália tornou-se subitamente pudico: trocou o quadro que tinha na sala de conferências de imprensa da sua residência oficial por uma réplica em que a mulher nela representada aparece com o seio tapado.

No quadro original, do pintor veneziano Gianbattista Tiepolo, a mulher, chamada Verdade, surge com o seio esquerdo a descoberto. A pintura, datada do ano de 1973, intitula-se La Verita Svelata dal Tempo - A Verdade desvendada pelo Tempo. Nela a Verdade surge com um espelho na mão, que reflecte a sua nudez, obrigando a figura masculina que representa a Mentira a fechar os olhos. A obra, que está no Palazzo Chigi, o equivalente ao Palácio de São Bento em Lisboa, tinha sido uma escolha pessoal do próprio Berlusconi.

A decisão de fazer uma réplica "foi uma iniciativa daqueles que na equipa do primeiro-ministro cuidam da imagem de Berlusconi. O seio e o mamilo apareciam mesmo no meio das imagens televisivas durante as conferências de imprensa", explicou o chefe de gabinete de Il Cavaliere, falando ao Corriere della Sera. Os especialistas de arte estão horrorizados. "O que é que fizeram? Não acredito. Eles só podem estar loucos", disse ao mesmo jornal Vittorio Sgarbi, antigo subsecretário para a Cultura no anterior Governo de Berlusconi e crítico de arte de profissão.

As fotografias tiradas em conferências de imprensa realizadas depois de Maio, ou seja, depois de Berlusconi vencer as legislativas, começaram a revelar que a Verdade estava diferente e tinha o seio coberto com um pedaço de roupa. Isso aconteceu numa altura em que o chefe do Governo de direita escolheu para ministra da Igualdade Mara Carfagna, uma antiga top model italiana, que várias vezes no passado foi fotografada com os seios à mostra.

A imprensa europeia já faz piada com a substituição do quadro. O correspondente do jornal Guardian em Roma, John Hooper, escreveu: "Os políticos da oposição podem agora dizer que, uma vez retocada a Verdade pelos assessores de imagem de Berlusconi, as mentiras vão sentir-se todas mais à vontade no gabinete do primeiro-ministro de Itália."|


DN
 
Topo