• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Barreiro - Celebra programação anual de concertos com órgão de tubos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Protocolo entre autarquia do Barreiro e Igreja N. Sra. do Rosário
Celebra programação anual de concertos com órgão de tubos


Protocolo entre autarquia do Barreiro e Igreja N. Sra. do Rosário<br> Celebra programação anual de concertos com órgão de tubos<br>“Hoje queremos que este órgão vá para além daquilo que somos”

Foi celebrado ontem um protocolo entre a Câmara Municipal do Barreiro e a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário que visa a promoção anual e regular de concertos e que envolve a divulgação, promoção e utilização do órgão de tubos do século XVIII existente na Igreja.

Na assinatura do protocolo, o padre José Manuel mostrou-se emocionado e disse ser a “gratidão” o sentimento que o aflorava no momento, pelo resultado de um processo que disse ser “muito longo” e que resultou de uma “vontade de dar vida à Igreja” que diz vir já do tempo do padre José Rodrigo.

Passados quatro anos do protocolo que permitiu a restauração do órgão, não deixou de sublinhar a importância do papel de António Sardinha “para que o órgão desse vida ao Barreiro e a cada um de nós”, referiu. Um instrumento musical que faz parte da história de uma cidade que diz ser “boa e sagrada” e expressou: “hoje queremos que este órgão vá para além daquilo que somos” e acrescentou: “e para que seja saudável é preciso que esteja a funcionar”.

Em estudo o projecto para a recuperação da Capela-mor da Igreja

A terminar referiu ainda que está em estudo o projecto para a recuperação da Capela-mor da Igreja. Lembrou também que haverá na Igreja um concerto de órgão, no âmbito da iniciativa: “A Cidade e a Música”, no dia 3 de Outubro, pelas 21h30, com o organista Rui Paiva.

Importância de se “reflectir no contributo da cultura” para o desenvolvimento do Barreiro

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, também se revelou emocionado, lembrando que este seria um dos últimos actos formais do padre José Manuel, enquanto reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma vez que se prepara para exercer as suas funções eclesiásticas na freguesia do Lavradio. Realçou a mais valia do protocolo que permite a utilização de um “instrumento tão belo, de grande beleza arquitectónica” e que permite associar “ o que vemos ao que ouvimos”. Uma iniciativa que considera importante e realçou:” O Barreiro do futuro é determinado por grandes projectos e pequenas acções que em cada comunidade se vai construindo”. A finalizar, chamou a atenção para a importância de se “reflectir no contributo da cultura para esse desenvolvimento”.

Atribuição à Igreja de um subsídio anual de quatro mil euros

No protocolo assinado cabe à autarquia do Barreiro a atribuição à Igreja de Nossa Senhora do Rosário de um subsídio anual de quatro mil euros, destinado ao financiamento da produção dos concertos, assim como apoiar a informação e divulgação dessas iniciativas. Incube também à Câmara Municipal do Barreiro disponibilizar a atribuição de uma bolsa de estudo instrumental de órgão num estabelecimento oficial, ou equiparado, de música, ao abrigo do artigo 7.º das Normas Gerais de Atribuição de Bolsas de Estudo Fernando Lopes-Graça.

Cabe à Igreja realizar anualmente quatro concertos que envolvam a utilização do órgão

À Igreja de Nossa Senhora do Rosário cabe realizar anualmente, e por iniciativa própria, quatro concertos que envolvam a utilização do órgão, de acesso livre e gratuito, que terão lugar no âmbito das actividades a assinalar o início da Primavera, nas Festas da Cidade, no Mês da Música e nas Comemorações do Natal/Ano Novo.

De sublinhar que o protocolo é válido por três anos e que neste primeiro ano o subsídio será reduzido a mil euros, incumbindo à Igreja a organização e realização de um único concerto integrado nas Comemorações do Natal/Ano Novo.


Andreia Catarina Lopes
Rostos On-Line
 
Topo