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O catamarã Suntory Mermaid II realizou a viagem mais longa de sempre de um barco movido exclusivamente a energia gerada pelas ondas do mar, após ter completado, na última sexta-feira, uma viagem de travessia do Pacífico de 6.960 quilómetros desde Honolulu, no Havai, até ao canal Kii, na costa leste do Japão.
O objectivo da equipa japonesa responsável pela travessia foi demonstrar que é possível utilizar em condições reais um sistema de propulsão ecológico em que a única fonte de energia é a força motora das ondas, noticia o "New York Times".
O mecanismo de propulsão aproveita o poder das ondas para gerar um impulso semelhante ao da cauda de um golfinho através de duas barbatanas independentes e foi desenhado e construído por Yutaka Terao, da Escola de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade Tokai, do Japão.
Apesar o catamarã de três toneladas e 9,5 metros, devido ao bom tempo e ao um mar mais calmo que o previsto, ter demorado 111 dias a chegar à costa leste do Japão e não os 60 dias inicialmente estimados, Terao e a sua equipa ficaram satisfeitos com o resultado.
«Conseguimos provar que o nosso sistema de propulsão é capaz de completar uma viagem de 7.000 quilómetros», afirmou. «E podemos aumentar facilmente a velocidade. De facto, os melhoramentos já começaram», acrescentou.
O marinheiro ecologista que comandou o Mermaid durante a viagem, Kenichi Horie, é o detentor de dois recordes mundiais por pilotar barcos amigos do ambiente, tendo o primeiro sido obtido em 1993 pela mais longa distância percorrida por um barco movido a pedais, 4.660 milhas náuticas, e o segundo em 1996, após ter concluído a travessia mais rápida do Pacífico num barco movido a energia solar, 148 dias.
«Chegou a altura de abandonarmos os combustíveis fósseis. Espero que esta viagem aumente a percepção e o interesse pela energia natural», observou Horie na celebração que decorreu no último domingo na plataforma do Shin Nishinomiya Yacht Harbor.
Ciberia:right:
O objectivo da equipa japonesa responsável pela travessia foi demonstrar que é possível utilizar em condições reais um sistema de propulsão ecológico em que a única fonte de energia é a força motora das ondas, noticia o "New York Times".
O mecanismo de propulsão aproveita o poder das ondas para gerar um impulso semelhante ao da cauda de um golfinho através de duas barbatanas independentes e foi desenhado e construído por Yutaka Terao, da Escola de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade Tokai, do Japão.
Apesar o catamarã de três toneladas e 9,5 metros, devido ao bom tempo e ao um mar mais calmo que o previsto, ter demorado 111 dias a chegar à costa leste do Japão e não os 60 dias inicialmente estimados, Terao e a sua equipa ficaram satisfeitos com o resultado.
«Conseguimos provar que o nosso sistema de propulsão é capaz de completar uma viagem de 7.000 quilómetros», afirmou. «E podemos aumentar facilmente a velocidade. De facto, os melhoramentos já começaram», acrescentou.
O marinheiro ecologista que comandou o Mermaid durante a viagem, Kenichi Horie, é o detentor de dois recordes mundiais por pilotar barcos amigos do ambiente, tendo o primeiro sido obtido em 1993 pela mais longa distância percorrida por um barco movido a pedais, 4.660 milhas náuticas, e o segundo em 1996, após ter concluído a travessia mais rápida do Pacífico num barco movido a energia solar, 148 dias.
«Chegou a altura de abandonarmos os combustíveis fósseis. Espero que esta viagem aumente a percepção e o interesse pela energia natural», observou Horie na celebração que decorreu no último domingo na plataforma do Shin Nishinomiya Yacht Harbor.
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