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Avião movido apenas a energia solar
Comissão Europeia apoia projecto «Solar Impulse»
O projecto «Solar Impulse» do suíço Bertrand Piccard foi esta quinta-feira apadrinhado pela Comissão Europeia (CE). O projecto pretende desenvolver um avião movido apenas a energia solar, que deverá estar concluído em Outubro deste ano.
Jacques Barrot, vice-presidente da CE e responsável pela pasta dos Transportes, considera que a iniciativa é um «exemplo» do que se deveria promover para atingir a eficiência energética e mobilidade não poluente.
O protótipo do avião, o HB-SIA, que deverá estar concluído mais para o final do ano, pretende manter-se no ar durante 36 horas. O projecto está a ser desenvolvido em Dübendorf, perto de Zurique, e é construído com materiais ultraleves, resistentes e elásticos, para evitar rupturas.
Com apenas 1.500 quilos, o avião terá células fotovoltaicas instaladas nas grandes asas de 61 metros de envergadura, que permitirão captar a energia solar e armazená-la em baterias de lítio.
O facto de armazenar energia traz ao avião a autonomia de poder voar à noite, como adianta André Borschberg, director-executivo do projecto e um dos homens que vai pilotar o avião.
Os testes devem começar no próximo ano e, com os conhecimentos adquiridos de todo esse processo, será desenvolvido um novo avião para realizar viagens de 24 horas. O primeiro voo transatlântico deverá ocorrer em 2011.
Fábrica de Conteúdos
Comissão Europeia apoia projecto «Solar Impulse»
O projecto «Solar Impulse» do suíço Bertrand Piccard foi esta quinta-feira apadrinhado pela Comissão Europeia (CE). O projecto pretende desenvolver um avião movido apenas a energia solar, que deverá estar concluído em Outubro deste ano.
Jacques Barrot, vice-presidente da CE e responsável pela pasta dos Transportes, considera que a iniciativa é um «exemplo» do que se deveria promover para atingir a eficiência energética e mobilidade não poluente.
O protótipo do avião, o HB-SIA, que deverá estar concluído mais para o final do ano, pretende manter-se no ar durante 36 horas. O projecto está a ser desenvolvido em Dübendorf, perto de Zurique, e é construído com materiais ultraleves, resistentes e elásticos, para evitar rupturas.
Com apenas 1.500 quilos, o avião terá células fotovoltaicas instaladas nas grandes asas de 61 metros de envergadura, que permitirão captar a energia solar e armazená-la em baterias de lítio.
O facto de armazenar energia traz ao avião a autonomia de poder voar à noite, como adianta André Borschberg, director-executivo do projecto e um dos homens que vai pilotar o avião.
Os testes devem começar no próximo ano e, com os conhecimentos adquiridos de todo esse processo, será desenvolvido um novo avião para realizar viagens de 24 horas. O primeiro voo transatlântico deverá ocorrer em 2011.
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