Aves já extintas
ARCHAEOPTERYX
Archaeopteryx (significa "asa antiga") é um pássaro pré-histórico muito velho que data do período jurássico, aproximadamente 150 milhões de anos atrás. Teve dentes, penas, três garras em cada asa, um esterno plano (esterno), e um rabo longo, ósseo.
DIATRYMA
Diatryma tinha tamanho humano, fortemente constituído, ave voadora que data de há 38 milhões a 2 milhões de anos atrás). Estas aves tinham pernas altas e espessas, com aproximadamente 2,1m, asas minúsculas, bicos enormes e poderosos numa grande cabeça. Provavelmente eram carnívoros (embora haja alguma controvérsia sobre isto) e talvez os maiores predadores. O Cladosictis, mamífero pequeno, rápido e carnívoro, pode ter contribuído para extinção desta ave, comendo os seus ovos e crias.
DINORNIS
A maior ave que sempre viveu. Está extinta, mas viveu em Nova Zelândia até perto do ano 1800.
EOALULAVIS
Eoalulavis foi a ave que teve controle de vôo extra, até mesmo a baixas velocidades (este controle de vôo extra, era obtido de um conjunto de penas no dedo polegar chamado o alula - que também servia para partidas e aterragens). Foram achados fósseis em Espanha.
HESPORNIS
Hespornis (significa "ave ocidental") foi uma ave que viveu durante o recente período de Cretaceous. Esta ave mergulhadora tinha aproximadamente 1m de comprimento e tinha pés palmados, um bico longo, dentado e pernas fortes. Embora não pudesse voar, provavelmente comia peixe. Foram achados fósseis na América Norte.
IBEROMESORNIS
Iberomesornis (significa "ave Iberian=Espanhola intermediária") era uma ave pequena, dentada que viveu durante o período inicial de Cretaceous. Tinha capacidade de voo. Teve dentes minúsculos e pontiagudos no bico e tinha tamanho de um pardal. Iberomesornis foi nomeado por paleontólogos Sanz e Bonaparte em 1992. Foram achados fósseis em Espanha.
ICHTHYORNIS
Ichthyornis (significa "ave peixe") tinha 20cm de comprimento, era dentada, extinta que data do recente período de Cretaceous. Tinha uma cabeça e bico grandes. Viveu em bandos perto da costa, e caçou peixe nos mares. Ichthyornis foi achado originalmente em 1872 no Kansas, E.U.A. Foram achados fósseis no Kansas e Texas, E.U.A. e em Alberta, Canadá. (Subdivisão de classe Odontornithes, Ordem Ichthyornithiformes)
MONONYKUS
Mononykus (significa "única garra") era um pequeno, comedor de insectos, do recente período de Cretaceous, aproximadamente há 72 milhões de anos atrás. Mononykus era ou um pássaro tipo dinossauro (um theropod avançado) ou um pássaro primitivo; tinha qualidades de ambos os grupos de animais, braços pequenos com um dedo longo e espesso em cada mão (de onde deriva o seu nome), pernas longas e um rabo longo. Mononykus tinha aproximadamente 70 cm de comprimento. Foi encontrado um fóssil na SW Mongólia em 1923 (e originalmente chamado de Mononychus).
PATAGONYKUS
Patagonykus era um comedor de carne, constituído com um único, dedo-garra em cada mão. Tinha aproximadamente 2 m. Teve pernas longas, um rabo longo e braços pequenos. Patagonykus viveu durante o recente período de Cretaceous, aproximadamente 90 milhões de anos atrás. Patagonykus ou era um pássaro-como dinossauro (um theropod avançado) ou um pássaro primitivo; tinha qualidades de ambos os grupos de animais. Era semelhante a Mononykus. Foram achados fósseis em Patagonia, uma região de Argentina meridional.
PHORORHACOS
Phororhacos é um género de ave extinta há muito tempo que tinha aproximadamente 1,5m. Teve pernas longas, robustas, asas pequenas, um crânio grande, um corpo grande e pesado e um bico grande. Este carnívoro pode ter comido mamíferos pequenos e pode tê-los matado provavelmente com seu bico e pernas. Era parecido com a avestruz mas com uma cabeça maior. Viveu durante a época de Oligocene, aproximadamente 30 milhões de anos atrás. Foram achados fósseis em Patagonia, América do Sul. (Sub-classe Neornithes, Ordem Gruiformes).
PROTOAVIS
Protoavis (significa "primeira ave"), extinto desde o recente período de Triassic (80 milhões de anos antes de Archaeopteryx). Também teve um rabo, como os dinossauros, pernas traseiras, e ossos ocos. Há algumas dúvidas se este animal era um pássaro ou um dinossauro. Foram achados fósseis em Texas, E.U.A.
TERATORNIS
Teratornis (significa "pássaro monstruoso") era parecido com um Condor. Este gigante, predador extinto tinha uma largura de cerca de 7,6 m de asas abertas. Este carnívoro (comedor de carne) data da época de Pleistocene, aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. Classificação: Classe Aves, Ordem: Ciconiformes, Família: Teratornithidae (teratornis), Gênero: Teratornis.