• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Avaliação da idade gestacional

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
Porque a avaliação da idade gestacional é tão importante? Todas nós sabemos que a o pré-natal, ou seja as consultas realizadas durante os 9 meses de gestação é de suma importancia para a saúde da mãe e do bebé, nessas consultas serão avaliados pontos especificos que demonstram o desenvolvimento do seu bebé.

mae_e_bebe2_400.jpg


Avaliação da idade gestacional:Durante a entrevista pré-natal, a avaliação gestacional começa com a clássica pergunta: "Quando foi o 1 dia do último período menstrual ?" Mas poucas são as mulheres que sabem exatamente a data da última menstruação. A grande maioria necessita da ajuda do médico, na hora de calcular em que data seu bebê foi concebido. A avaliação correta da idade gestacional é importante para que o médico possa avaliar o desenvolvimento mensal do bebê e calcular uma data provável para o parto.

A gestação humana dura em média 280 dias, medida a partir do 1 dia da última menstruação até o dia do parto (sendo que o desvio padrão é 14 dias para mais ou para menos). É importante lembrar que os médicos calculam a gestação em semanas menstruais (e não em semanas concepcionais), usando como base uma suposta ovulação e concepção que ocorreu no 14/15 dia de um ciclo menstrual de 28 dias. Isto resulta em um período gestacional de 40 semanas. Por este motivo existe uma grande confusão entre os pais que tentam medir a gestação em termos de 9 meses (afinal 40/4=10), ou que tentam medi-la em semanas concepcionais ("Acho que estou de X semanas mas o médico disse que estou de Y").

A gestação é medida em semanas, pois assim é mais fácil o médico avaliar o crescimento do bebê e as condições da mãe. Uma gestante que declarasse apenas "estar no 5 mês de gestação" dificultaria o trabalho de seu médico, pois não seria possível determinar se ela estava com 20, 21,22,23 ou 24 semanas de gestação. É importante que a gestante e seus familiares saibam com quantas semanas de gestação ela se encontra (principalmente no caso de uma emergência). O conhecimento da idade gestacional é fundamental para as decisões obstétricas.

Geralmente, em uma gestação normal, o médico estima o peso do feto a partir de sua idade gestacional. Durante toda a gestação estes serão os principais fatores de avaliação das condições fetais: IDADE e PESO. Sem o conhecimento preciso da idade gestacional, é quase impossível o diagnóstico de condições como a gestação pós-termo (prolongada) ou RCIU (Restrição do Crescimento Intra-Uterino). O tratamento adequado em caso de trabalho de parto prematuro ou de uma gestação com complicações clínicas, depende principalmente de uma estimativa do peso e do tamanho do feto, para ser bem sucedido.

Quando a data do UPM (Último Período Menstrual) é imprecisa, o médico utiliza outros métodos clínicos para avaliar a idade gestacional:

* O tamanho do útero no exame clínico inicial, ou por medida direta do abdome, fornece informações úteis. O útero também tende a alcançar o umbigo em cerca de 20 semanas (embora este indício possa apresentar variações). Os movimentos fetais também podem ser utilizados para calcular a idade gestacional. Na primeira gestação, eles tendem serem observados pela gestante por volta da 19 semana de gestação. Nas gestações subseqüentes, a gestante tende a sentir estes movimentos por volta de 2 semanas antes (talvez por ter mais experiência).

* Os sons cardíacos fetais audíveis, além de serem evidencia absoluta da gestação, são outro marcador de idade gestacional. utilizando-se um fetoscópio (não amplificado), geralmente são audíveis com 19 a 20 semanas de gestação.

* A ultra-sonografia desempenha um papel importante na avaliação da idade gestacional. Através da imagens, o médico pode determinar a idade aproximada do feto, tendo como base as suas medidas (que em geral são universais) até a primeira metade da gestação. Após este período, o feto tende a curvar-se, dificultando o diagnóstico.

Em fim, a assistência pré natal é fundamental para o bom desenvolvimento da gestação e um parto seguro. Colhendo informações mensalmente, o médico tem condições de avaliar o crescimento fetal e diagnosticar possíveis problemas. Muitos bebês já foram salvos, ainda no útero materno, graças a intervenções médicas, diagnosticas durante o pré-natal.

Pré-natal é pré-vida. Cuide bem do seu filho!




In:AmordeMãe
 
Topo