- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,485
- Gostos Recebidos
- 1,113

Passemos já ao 'elefante na sala'. A verdade é que "não existe uma idade limite para o ganho de massa muscular", afirma a endocrinologista Jamilly Drago, da Clínica Metasense - Saúde e Bem-estar, no Brasil.
"Costumamos dizer que 'se ficar parado, pode enferrujar'. Até um idoso mais frágil precisa de fazer fisioterapia para que os músculos não atrofiem", começa por explicar. Ou seja, "em qualquer idade pode-se ter ganhos e melhorar a performance muscular", diz a especialista.
"Aos 40 anos, chegamos a perder 1% de massa muscular por ano", aponta a endocrinologista. Durante este processo, há uma troca dos músculos por gordura, que se aloja dentro da fibra muscular. As mulheres podem sofrer uma perda ainda maior dos músculos devido à entrada na perimenopausa, com redução da produção dos hormonas femininas. Pessoas com doenças crónicas - como diabetes e obesidade -, condições osteometabólicas, metabólicas, autoimunes ou que fazem uso de medicamentos podem sofrer uma perda mais acelerada da massa muscular.
IN:NM