• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Arte:Retrospectiva de escultura e pintura de David de Almeida lançada dia 11 de Out.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Arte:Retrospectiva de escultura e pintura de David de Almeida lançada dia 11 de Outubro

Lisboa, 07 Out (Lusa) - O artista plástico David de Almeida lança dia 11 de Outubro, em Lisboa, um livro retrospectivo da sua obra desde os anos 80 e inaugura a exposição "Anta", com as obras mais recentes de pintura e escultura.

Galardoado este ano com o Prémio Internacional de Gravura Jesus Núñez, atribuído pelo Centro Internacional da Estampa Contemporânea (CIEC, em Espanha), David de Almeida tem o seu trabalho representado em espaços públicos de diversos países, nomeadamente em Lisboa (estação de metropolitanao de Cabo Ruivo), em São Paulo (Brasil) e Macau.

O livro, intitulado "David de Almeida" - que inclui, além de imagens das obras, textos de José Saramago, Luiz Fagundes Duarte, Ana Almeida e Ana Vespeira de Almeida - será lançado às 16:00 na Galeria Valbom, em Lisboa.

Na mesma altura, o artista, de 63 anos, inaugura a exposição "Anta", com obras de escultura e pintura realizadas nos últimos dois anos.

Nascido em 1945, em São Pedro do Sul, David de Almeida frequentou a Escola António Arroio, onde fez o Curso de Gravador Litógrafo e a Gravura - Cooperativa de Gravadores Portugueses, onde estudou sob a orientação de Maria Gabriel.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estagiou nos Moinhos do Vale de Lagat, em França, e também com Stanley Hayter no Atelier 17, em Paris, começando a expor individualmente em 1976.

Está representado em colecções nacionais (Biblioteca Nacional e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian) e internacionais: na Bélgica (Museu do Pequeno Formato de Couvin), Brasil (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), Espanha (Calcografia Nacional de Madrid), Estados Unidos, Macedónia, Marrocos, Iraque e Suécia.

Além do prémio conquistado este ano em Espanha, recebeu o Prémio Nacional de Gravura (1980), Prémio de Pintura na Bienal Internacional de Bagdad (1987), Prémio de Gravura na Bienal da Amadora (1992), entre outros.


AG.
Lusa/Fim
 
Topo