helldanger1
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A ferramenta de Google que pode conseguir que as organizações prestem mais atenção às estatísticas e influam em suas decisiões.
Por Eduardo Manchón
Sistema:
Multiplataforma
Idioma: Multilingue
Licença: Freeware
Web: Google Analytics
Até agora sempre tinha usado Awstats e embora tivesse muitas limitações, já tinha me acostumado com esta ferramenta de análise de estatísticas de servidor. Entretanto há alguns meses Ubaldo me comentou as bondades de Google Analytics e decidimos coloca-lo em Panoramio e Alzado. À princípio custei muito em adaptar-me, mas três meses mais tarde as vantagens de Google Analytics (GA) se fizeram evidentes:
Permite comparações e seguir tendências
Um número bruto não serve para nada se não se pode comparar com outro. Saber que em X período houveram X páginas vistas não lhe diz muito, mas é muito ou pouco? O site vai bem ou vai mal? Só quando você compara com as páginas vistas de um período equivalente no passado este número serve de algo. Isto dirá qualquer expert em análise de dados e é justo o que faz GA.
Com quase cada dado que dá, GA inclui por padrão a comparação com um dado anterior e a correspondente tendência (setinhas verde, sobe, ou vermelha, baixa). Isto ajuda a saber por alto a evolução do site. A comparação por padrão é de uma semana, mas pode ser configurado o período que nos interesse.
Os tradicionais programas de estatísticas deixam muito a desejar porque embora incluam todos os dados (inclusive mais dados que GA), as comparações devem ser de memória. Acontece que com o tempo, você costuma aprender os números que costuma ter, é um pouco primitivo, pouco confiável e não lhe dá uma visão clara da evolução do site.
O inconveniente de GA é o primeiro dia que se usa. Ao estar tão centrado em comparar dados e buscar tendências, necessita certo tempo para acumular os dados que dêem sentido a suas tabelas de dados. A primeira visão após incluir GA em um site costuma ser decepcionante, as comparações ficam frouxas por não haver dados históricos e não se compreende bem para que servem. Visto que GA não analisa os logs de servidor, e sim, que funciona a partir de um código que se inclui ao final de cada página, só pode ter dados desde o dia que o código foi incluído. Há que ter paciência e deixar rolar por algumas semanas pelo menos para poder entendê-lo.
Por Eduardo Manchón
Sistema:
Multiplataforma
Idioma: Multilingue
Licença: Freeware
Web: Google Analytics
Até agora sempre tinha usado Awstats e embora tivesse muitas limitações, já tinha me acostumado com esta ferramenta de análise de estatísticas de servidor. Entretanto há alguns meses Ubaldo me comentou as bondades de Google Analytics e decidimos coloca-lo em Panoramio e Alzado. À princípio custei muito em adaptar-me, mas três meses mais tarde as vantagens de Google Analytics (GA) se fizeram evidentes:
Permite comparações e seguir tendências
Um número bruto não serve para nada se não se pode comparar com outro. Saber que em X período houveram X páginas vistas não lhe diz muito, mas é muito ou pouco? O site vai bem ou vai mal? Só quando você compara com as páginas vistas de um período equivalente no passado este número serve de algo. Isto dirá qualquer expert em análise de dados e é justo o que faz GA.
Com quase cada dado que dá, GA inclui por padrão a comparação com um dado anterior e a correspondente tendência (setinhas verde, sobe, ou vermelha, baixa). Isto ajuda a saber por alto a evolução do site. A comparação por padrão é de uma semana, mas pode ser configurado o período que nos interesse.
Os tradicionais programas de estatísticas deixam muito a desejar porque embora incluam todos os dados (inclusive mais dados que GA), as comparações devem ser de memória. Acontece que com o tempo, você costuma aprender os números que costuma ter, é um pouco primitivo, pouco confiável e não lhe dá uma visão clara da evolução do site.
O inconveniente de GA é o primeiro dia que se usa. Ao estar tão centrado em comparar dados e buscar tendências, necessita certo tempo para acumular os dados que dêem sentido a suas tabelas de dados. A primeira visão após incluir GA em um site costuma ser decepcionante, as comparações ficam frouxas por não haver dados históricos e não se compreende bem para que servem. Visto que GA não analisa os logs de servidor, e sim, que funciona a partir de um código que se inclui ao final de cada página, só pode ter dados desde o dia que o código foi incluído. Há que ter paciência e deixar rolar por algumas semanas pelo menos para poder entendê-lo.