• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Apreendidos 4.300 litros de óleo de bagaço (que era vendido como azeite)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
42,400
Gostos Recebidos
944
naom_5cd17bedd28ac.jpg


Na sequência de uma ação de fiscalização direcionada ao combate à fraude alimentar do azeite, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou este sábado a apreensão de cerca de 4.300 litros de óleo de bagaço de azeitona que se encontrava a ser comercializado como azeite virgem extra, em Mirandela.






A autoridade instaurou "o respetivo processo-crime por fraude sobre mercadorias e violação e uso ilegal de Denominação de Origem Protegida (DOP) 'Azeite de Trás-os-Montes', num valor aproximado de 18.200 euros", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.


"O óleo de bagaço era adquirido fora do território nacional, embalado em garrafões de 5 litros e rotulados como azeite virgem extra para comercialização no mercado nacional", acrescenta a nota, dando conta que "a unidade de embalamento ilegal foi suspensa".


No seguimento da investigação, "foram apreendidos mais de 1.300 litros de azeite que estavam a ser comercializado em mercados e feiras locais".


Uma vez que a escassez do azeite - e o aumento de preço - contribui para "um maior risco de práticas fraudulentas", a ASAE tem reforçado o acompanhamento e vigilância do setor, "desde a verificação da origem da azeitona que entra nos lagares bem como todo o processo de embalamento, distribuição e disponibilização do consumidor final".

IN:NM
 
Topo