Portal Chamar Táxi

Notícias Antigo presidente do parlamento ucraniano morto a tiro em Lviv. Suspeito estaria vestido de estafeta

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,629
Gostos Recebidos
1,529
Antigo presidente do parlamento ucraniano morto a tiro em Lviv. Suspeito estaria vestido de estafeta

img_932x621uu2025-08-30-11-26-57-2232300.jpg


Andrii Parubii tinha 54 anos.

Andrii Parubii, um político ucraniano que foi presidente do parlamento, foi morto a tiro na cidade de Lviv, este sábado, segundo o jornal The Kyiv Independent.

A Polícia Nacional tinha indicado, no início da manhã, que uma figura política havia sido assassinada após um tiroteio naquela cidade ucraniana. Um membro do partido European Solidarity, Iryna Herashchenko, confirmou à mesma fonte que Parubii era a vítima.

O presidente Volodymir Zelensky já reagiu ao sucedido. "O ministro do Interior Ihor Klymenko e o procurador-geral Ruslan Kravchenko acabaram de me informar sobre as circunstâncias em primeira mão do terrível assassinato em Lviv. Andrii Parubii morreu", disse Zelensky. "Todos os meios necessários foram acionados para a investigação e buscas pelo assassino", afirmou ainda.

As autoridades receberam o alerta pelas 12h00 locais (10h00 em Portugal continental). O óbito foi declarado no local. A polícia ainda não adiantou nenhuma informação sobre possíveis suspeitos ou motivos. A televisão ucraniana Suspilne, citada pela mesma fonte, reportou que o suspeito vestiu-se de estafeta de entrega de comida e seguia numa bicicleta elétrica, algo que as autoridades ainda não confirmaram.

Alegadamente, o agressor aproximou-se de Parubii, abriu fogo e fugiu na bicicleta. Foram encontradas sete cápsulas de bala na cena do crime.

Andrii Parubii tinha 54 anos

O político era um antigo legislador da região de Lviv que participou na Revolução Laranja em 2004 e formou unidades de auto-defesa durante a revolução EuroMaidan, em 2013-2014.

Depois da demissão do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovych, na sequência da EuroMaidan, Parubii foi nomeado secretário de Segurança Nacional e Conselho de Defesa. O político manteve o cargo entre fevereiro e agosto de 2014, época em que a Rússia ocupou a Crimeia e iniciou os ataques no Donbas.

Parubii foi vice-presidente do parlamento entre 2014 e 2016 e presidente entre 2016 e 2019. Desde 2019, o antigo político era membro do partido European Solidarit do ex-presidente Petro Poroshenko.

"A nossa equipa está em choque. Isto é um terror", disse Heraschenko num comunicado publicado na página do Facebook do partido. "Andrii era um dos fundadores da Ucrânia moderna... com princípios e decente, patriota, inteligente", escreveu ainda.

O que foi a revolução Laranja e EuroMaidan?

A Revolução Laranja ucraniana foi uma série de protestos, que ocorreram maioritariamente em Kiev entre novembro de 2004 e janeiro de 2005, em resposta à fraude eleitoral. Após as eleições de 2004, marcadas pela corrida entre o antigo primeiro-ministro Viktor Yushchenko e o então primeiro-ministro Viktor Yanukovych, surgiram relatos de que os resultados foram forjados, beneficiando Yanukovych.

A situação despoletou vários protestos em Kiev e várias cidades da Ucrânia. Em poucos dias, cerca de meio milhão de manifestantes saíram às ruas com bandeiras e roupas cor-de-laranja, a cor da campanha de Yushchenko, que deu nome à revolução.

Anos mais tarde, surgiu a revolução EuroMaidan que é considerada por muitos o evento mais importante da história moderna da Ucrânia. Em novembro de 2013, Yanukovych recusou assinar um acordo com a União Europeia, pouco depois de receber um empréstimo do Kremlin.

Essa recusa desencadeou protestos por todo o país, onde mais de 100 pessoas foram mortas. A maior representação foi vista na Independence Square, em Kiev, conhecida em ucraniano como Maidan Nezalezhnosti. A revolução durou até fevereiro de 2014, culminando com a fuga de Yanukovych para a Rússia.

Correio da Manhã
 
Topo