• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Almada: Mais de 30 espectáculos de teatro, dança e música na nova temporada do Teatro

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Almada: Mais de 30 espectáculos de teatro, dança e música na nova temporada do Teatro Municipal

Lisboa, 21 Out (Lusa) - Trinta e seis espectáculos de teatro, dança e música compõem a temporada 2008/2009 do Teatro Municipal de Almada, que começa a 30 de Outubro com a estreia da peça "Os Antílopes", do dramaturgo sueco Henning Mankell.

Além de "Os Antílopes", uma peça em estreia absoluta em Portugal, numa encenação de Solveig Nordlund que estará em cena na sala experimental do TMA até 30 de Novembro, a Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta, até Junho de 2009, mais cinco produções: quatro peças de teatro e uma ópera, "O Doido e a Morte", de Alexandre Delgado, com texto de Raul Brandão.

A peça "O Presidente", do dramaturgo austríaco Thomas Bernhard, é outra estreia absoluta em Portugal, a 26 de Novembro, numa encenação de Joaquim Benite, director da CTA.

Segue-se a estreia, a 14 de Março, de "Dois Homens", uma peça de José Maria Vieira Mendes, a partir de Franz Kafka, encenada por Carlos Pimenta.

"Uma Longa Jornada para a Noite", de Eugene O`Neill, é outra criação da CTA para esta temporada: uma encenação de Rogério de Carvalho com estreia a 18 de Março na sala principal do Teatro Municipal de Almada.

A terceira estreia absoluta nos palcos portugueses será a peça "O Vendedor de Elogios", do dramaturgo francês Michel Simonot e encenada pelo próprio, apresentada a partir de 15 de Abril.

A ópera "O Doido e a Morte", com encenação de Joaquim Benite e direcção musical de Fernando Fontes, estrear-se-á a 15 de Maio na sala principal do teatro.

A estas seis produções da CTA, somam-se mais quatro de outras companhias nacionais: "Acamarrados", dos Artistas Unidos, "A Resistível Ascensão de Arturo Ui", da Associação Cultural Truta, "As Criadas", de João Garcia Miguel, e "Bucket", do Teatro da Palmilha Dentada.

A temporada 2008/2009 do TMA propõe ainda dez espectáculos de dança, com destaque para um programa com três coreógrafos convidados - Cláudia Nóvoa, Gagik Ismalian e Patrick Delcroix - que a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo estreia no TMA a 19 de Junho.

O clássico "O Quebra-Nozes", com música de Tchaikovsky, uma co-produção da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional de São Carlos que será apresentada a 17 de Dezembro, "Interieur Nuit", de Jean-Baptiste André, a 20 de Dezembro, "De Mim não Posso Fugir, Paciência!", de Tânia Carvalho, a 21 de Fevereiro, e "Tritone", de Sílvia Real, a 27, são outras propostas na área da dança.

Concertos de Fernando Tordo (31 de Outubro), Mário Laginha (25 de Janeiro), Sérgio Godinho (07 de Fevereiro) e do grupo de batuque Finka-Pé, da Associação Moinho da Juventude, na Cova da Moura (14 de Fevereiro), o II Ciclo de Música de Câmara (de 25 de Fevereiro a 14 de Março), um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos comentado pelo compositor Luís Tinoco (08 de Março) e vários recitais completam com música a programação da nova temporada.

No Teatro Municipal de Almada, estarão igualmente patentes várias exposições e haverá ainda um ciclo de cinema dedicado a Solveig Norlund, entre 04 e 19 de Novembro, e um workshop de improvisação com Mário Laginha, entre 23 e 25 de Janeiro, organizado em colaboração com a Associação Cultivarte e com o Quarteto de Clarinetes de Lisboa.


ANC.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo