• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alimentação - Sementes [ para conhecer ]

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
158
Alimentação dos Canários - Sementes [ para conhecer ]

Eis as várias sementes que podem ser oferecidas aos canários. Tem sempre em atenção que o excesso de algumas das sementes abaixo indicadas pode ser prejudicial ás aves.


ALPISTA
Componente principal da maioria das misturas. Pertence à família das Gramináceas. O tamanho e aspecto dependem do seu país de origem, onde é considerada uma erva daninha.


NABO
Ter em atenção que é uma semente muito gorda, portanto a dar sim, mas tem que ser com moderação e, principalmente no Inverno .


AVEIA DESCASCADA
Quantidades elevadas podem levar à adiposidade.


CÂNHAMO
Sementes da planta Cannabis. Contém proteínas de alta qualidade. Estimula o ardor sexual (ATENÇÃO: em quantidades elevadas podem tornar-se demasiado excitados).


LINHAÇA
Sementes de linho. De cor escura ou clara. Contém um teor elevado de ácido gordo omega -3, essencial para a formação da plumagem. Melhora a digestão por via das suas características mucíparas.


NIGER - SEMILHA
É uma das poucas sementes que tem um óptimo equilíbrio cálcio/fósforo.


MILHO ALVO AMARELO
O milho alvo mais corrente. É composto, como a maior parte das sementes desta família, por hidratos de carbono.


MILHO ALVO BRANCO
Estas sementes são menos duras que as outras da sua família pelo que são muito bem aceites pelas crias.


MILHO ALVO VERMELHO
Sementes geralmente mais duras que as outras deste grupo. A sua cor torna as misturas mais atraentes.


MILHO ALVO JAPONÊS
O milho alvo mais rico em proteínas. Aumenta a qualidade de qualquer mistura.


PAINÇO AMARELO
Um tipo de milho alvo de grão mais pequeno e por isso ideal para misturas de cria. Existem muitas sub-famílias desta semente.


CROCANTES - FRUTA VITAMINADA
Sendo muito difícil de obter em separado , algumas misturas clássicas já dicionam este componente .
 
Última edição:

_Marcelo_

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2012
Mensagens
155
Gostos Recebidos
0
Bom tópico. Atenção ao excesso de níger também.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
158
Bom tópico. Atenção ao excesso de níger também.

há quem pense que o níger [ semilha ] faz assim tanto mal aos canários, mas o principal elemento é que de facto engorda-os ,sendo que esta semente é bastante calórica, rica em gorduras e vitamina E , pelo que deve ser dada com moderação , havendo sempre a alternativa de se poder dar o níger [semilha ]
germinado germinador3.jpg :espi28:
 

limão

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
552
Gostos Recebidos
0
boas, alguem pode dizer as porcentagens de sementes para canàrios de canto utilizadas em portugal?? ( eu sei que cada um fàz à sua maneira,mas tou a pedir uma média ) tudo isto por curiosidade para comparar as porcentagens utilizadas aqui na frança, e jà agora as composiçao das papas e a quantidade que dão a comer por semana e em que alturas do ano!! obg
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Olha para os timbrados Alpista simples e semente de nabo de duas qualidade da preta e castanha ,e volta na volta canhamo em separado ,ficam uma máquinas ,quanto mais papas e sementes várias mais diarreia carregas neles ,pesquisa o blog de Bruno Andrade é juiz em Portugal de canto de timbrados e um grande amigo meu ,fui a casa dele várias vezes adquiri á uns tempos 3 casais dele ,vai ao blog tens lá tudo ,metes no google Bruno Andrade
Nâo posso colocar aqui links de blogs ok ,senâo punha .
Bruno Andrade- Timbrados
É só copiar e colocar na web ou imagens ,vais gostar do que vais ver limâo
Abraço
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
158
boas, alguem pode dizer as porcentagens de sementes para canàrios de canto utilizadas em portugal?? ( eu sei que cada um fàz à sua maneira,mas tou a pedir uma média ) tudo isto por curiosidade para comparar as porcentagens utilizadas aqui na frança, e jà agora as composiçao das papas e a quantidade que dão a comer por semana e em que alturas do ano!! obg

amigo, os canários, assim como muitas outras espécies de aves têm três ciclos em comum :

1. Reprodução
No período de reprodução, os teores de Proteína devem ser mais elevados devido às necessidades dos filhotes, e os teores de Hidratos de Carbono e Lipídeos devem ser menores, pois assim os canários serão levados à ingerir mais alimentos para atender à suas necessidades calóricas.

2. Muda
No período de muda, as gorduras são mais desejadas, pelo efeito positivo sobre a formação das penas, e deposição de lipocromo. Os grãos escuros [ colza, níger/semilha, linhaça, cânhamo ], usados sempre com parcimónia devido aos altos teores de gorduras em suas composições, ajudam nesta fase.

3. Repouso
No período de repouso, quando as Proteínas são menos necessárias, as Energias deverão ter seus teores menos elevados.

assim, e atendendo ás necessidades da ave , deve-se proporcionar uma mistura equilibrada com base da sua composição

por exemplo, no ciclo de reprodução a mistura ideal será [ mas não obrigatoriamente ] :
Alpista 63%
Semente de nabo 19%
Colza 6%
Linhaça 5%
Aveia descascada 3%
Canhamo 2%
Niger 2%
 
Última edição:

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Eu resolvo isso apenas com 3 gotas na água assimila muito melhor a vitamina e de resto quebro a mistura todo o ano seja para que pássaro seja está aqui 3 ou 4 sementes que sai fôra ,pela acidez .quanto menos sementes variadas .mais saude os pássaros têm ,se o humano comes-se tanta variedade e dias seguidos nâo havia hospital que resistisse ,desde que optei por o que utilizo ,as aves ficaram mais bonitas ,mais sádias ,mais cantoras ,por fim muito mais felizes quando dava só mistura
Se der papas ,qualquer uma delas menos a de corante que raramente dou derivado do figado dos bichos ,junto pâo ralado e farelo de milho ,ficam gordinhos qb e papam tudinho ,aliás eu faço a papa ,muito raramente compro ,gosto mais de ser eu a fazer

Cenoura
Pâo ralado
Farelo de Milho (sêmeas)
Ovo (só a gema cozida)
Bolacha Maria e por vezes mel misturado

Tá feito ,simples .
 
Topo