Portal Chamar Táxi

Alerta para encontrar três crianças

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1

Alerta para encontrar três crianças

São belgas e podem estar em Portugal em fuga com o pai. Veja o vídeo


O Instituto de Apoio à Criança (IAC) lançou esta segunda-feira um apelo aos portugueses para ajudarem a localizar três crianças belgas desaparecidas desde Janeiro, alegadamente raptadas pelo pai e que poderão estar em Portugal, noticia a Lusa.

Caso alguém reconheça as crianças (Godelieve Otto, 14 anos, Gerda Otto, 10 anos, e Truke Otto, sete anos), o IAC aconselha a não falar com elas e sim a ligar imediatamente para a linha SOS Criança Desaparecida 116 000.



É a segunda vez que o IAC faz referência a este caso, tendo lançado em Junho a primeira iniciativa de divulgação do desaparecimento das três crianças, juntando-se assim aos apelos feitos pela Polícia belga e pela organização não governamental «Child Focus» (Bélgica).

Desde Janeiro que a Polícia belga e a organização não governamental de apoio a crianças desaparecidas ou sexualmente exploradas «Child Focus» estão a averiguar o paradeiro das três meninas, naturais de Antuérpia, que alegadamente foram alvo de rapto parental por parte do progenitor.

As autoridades acreditam que as crianças estão em trânsito pela Europa, acampando em parques de campismo por tempo indeterminado e, segundo o IAC, poderão estar em Portugal.

Carrinha Peugeot Partner branca

Segundo o IAC, é provável que se desloquem «numa carrinha Peugeot Partner branca com a matrícula XXH-802 ou numa auto-caravana com a matrícula YBE-6882». Como meio de subsistência, adianta o IAC no mesmo apelo, o pai dedica-se à mendicidade com as crianças, tocando um realejo em locais públicos.

Em Março, o procurador do Ministério Público belga decidiu lançar uma campanha junto da imprensa belga, seguida em Maio por uma campanha internacional, liderada pela «Child Focus» e que inclui a disseminação de um vídeo no site YouTube, na Internet, em três línguas distintas: flamengo, francês e inglês.

As imagens foram oferecidas pelo canal público da televisão belga (VRT) com o apoio e suporte dos Ministérios belgas da Justiça e dos Negócios Estrangeiros.

IOL
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Detido em Viseu belga que terá raptado as três filhas, crianças entregues a instituiç

Crianças: Detido em Viseu belga que terá raptado as três filhas, crianças entregues a instituição - PSP

30 de Setembro de 2008, 08:27

Viseu, 30 Set (Lusa) - O cidadão belga que alegadamente terá raptado as três filhas menores foi detido segunda-feira à noite em Viseu, disse hoje à agência Lusa fonte do comando da PSP da cidade.

As crianças de 14, 10 e sete anos desapareceram em Janeiro deste ano da localidade de Deurne, Antuérpia, na Bélgica, tendo sido trazidas para Portugal pelo pai Cornelius Otto numa auto-caravana contra a vontade da mãe de quem está separado.

Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP de Viseu adiantou que o homem foi detido segunda-feira à noite, tendo as crianças sido entregues a uma instituição.

"A detenção foi feita pela PSP mas o caso já foi entregue à Polícia Judiciária", disse a mesma fonte escusando-se a dar mais pormenores.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) lançou na segunda-feira um apelo aos portugueses para ajudarem a localizar três crianças belgas desaparecidas no início do ano.

Desde Janeiro que a Polícia belga e a organização não governamental de apoio a crianças desaparecidas ou sexualmente exploradas "Child Focus" estão a averiguar o paradeiro das três meninas, naturais de Antuérpia, que alegadamente foram alvo de rapto parental por parte do progenitor.

As autoridades acreditavam que as crianças estão em trânsito pela Europa, acampando em parques de campismo por tempo indeterminado e, segundo o IAC, poderiam estar em Portugal.

O homem e as três crianças viajavam numa auto-caravana e como meio de subsistência dedicava-se à mendicidade com as raparigas, tocando um realejo em locais públicos.

Em Março, o procurador do Ministério Público belga decidiu lançar uma campanha junto da imprensa belga, seguida em Maio por uma campanha internacional, liderada pela "Child Focus" e que inclui a disseminação de um vídeo no site YouTube, na Internet, em três línguas distintas: flamengo, francês e inglês.

Esta iniciativa foi realizada em parceria com o ICMEC (International Centre for Missing and Exploited Children, EUA), utilizando o canal de crianças desaparecidas já estabelecido anteriormente, aquando do caso Madeleine McCann em Portugal.


DD/GC/AMF
Lusa/Fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Mãe já está com as filhas raptadas

Mãe já está com as filhas raptadas

AMADEU ARAÚJO, Viseu

Reencontro. As três crianças belgas raptadas pelo pai em Janeiro foram encontradas numa caravana, num parque de estacionamento em Viseu. Raptor é hoje ouvido em tribunal

945821.jpg

Mãe e filhas juntas de novo, após nove meses de dúvidas

As crianças belgas raptadas pelo pai, que foi detido na segunda-feira pela PSP em Viseu, estão desde ontem na companhia da mãe. Depois de 9 meses de fuga, a PSP de Viseu deteve o cidadão belga que terá raptado as três filhas, em Janeiro deste ano. Para a detenção foi "fundamental o apelo do Instituto de Apoio à Criança que divulgou as fotografias e um cidadão que se apercebeu do sucedido", justificou ao DN o comandante da PSP. Ontem Marie Louise Casterman aterrava na Portela, cerca das 13.50 vinda da Bélgica e três horas depois estava na companhia das filhas que não escondiam o ar feliz.

A mulher viajou para Viseu na companhia de Alex Glumps, cônsul belga em Portugal, da irmã e do actual companheiro. "Estou feliz e muito aliviada". Estas foram as primeiras palavras de Marie Louise que esteve uma hora a inteirar-se da situação, sempre na companhia das três crianças, com as autoridades portuguesas antes de falar à imprensa. A mulher contou que na segunda-feira foi contactada "pela polícia belga que me disse já ter encontrado as crianças. Apenas tive tempo de seguir para Portugal".

Godelieve, a mais velha das três irmãs, adiantou que "desde que saímos da Bélgica estivemos sempre em Portugal". O maior problema terá sido a "falta da escola e da mãe, mas tínhamos o pai", revelou aos jornalistas sem nunca largar o abraço maternal. Satisfeito ficou José Alcides, o cidadão que alertou as autoridades para a presença das crianças em Viseu. "Vi as crianças a pedir esmola na rua quando ía para casa e alertei a PSP. Quando vi as notícias na televisão reconheci as crianças e fui à esquadra dar conta do sucedido", contou ao DN José Alcides, o cidadão que alertou a PSP.

"O graduado de serviço também tinha visto a notícia e rapidamente montámos uma operação que nos permitiu deter o cidadão, que não ofereceu resistência, e salvaguardar as crianças. Ficaram entregues a uma instituição social da cidade" afirmou Vítor Rodrigues, comandante da PSP de Viseu.

As crianças, de 14, 10 e 7 anos de idade estavam na companhia do pai e foram levadas de casa, na região de Antuérpia, na Bélgica, a 4 de Janeiro. Cornelis foi buscar as filhas a casa da ex-mulher e desapareceu com as meninas. "Deixou-me uma carta onde dizia que se tinha ido embora com as nossas filhas" contou Marie Louise Casterman. Desde Janeiro que as autoridades belgas averiguavam o paradeiro das três crianças mas o mandado de detenção só foi emitido em Agosto.

Ao início da noite de ontem a mãe ainda não sabia se poderia regressar à Bélgica com as filhas mas mostrou-se tranquila. "O lar autorizou que passasse a noite na companhia das minhas filhas. Nunca mais as largo".


DN Online
 
Topo