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Alerta de Phishing: Clientes do Novobanco com conta bancária a “zero”

kok@s

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Dez 9, 2019
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Os ataques informáticos são hoje bastante comuns. De acordo com informações recentes, há clientes do Novobanco a ser alvo de ataques de phishing, sendo que as contas bancárias ficam a "zero".


O Novobanco já confirmou tal situação e alerta os clientes para a informação que estão a fornecer.









A Internet é um espaço cheio de oportunidades. Nela podemos rapidamente consultar alguma informação, estar mais perto dos nossos familiares e amigos, pesquisar um sem número de conteúdos, conhecer pessoas, dar a conhecer o nosso trabalho ao mundo, entre muitas outras atividades.



No entanto, como em tudo, há sempre o outro lado onde os burlões e criminosos esperam assim pela melhor altura de enganar alguém de forma rápida.



Segundo informações recentes, são vários os clientes do Novobanco que foram vítimas de um ataque de phishing.

O Novobanco confirmou ao jornal Expresso que vários clientes “têm sido alvo de um aumento do número de ataques informáticos”. E alerta: o banco nunca pede “mais do que três posições do cartão matriz e nunca pede a um cliente que tire fotografias do seu cartão matriz. Isto, mais uma vez, é uma tentativa de fraude”.



Segundo o que foi revelado por um dos clientes, na sequência do ataque de phishing foi-lhe retirado 34 mil euros, de uma conta-conjunta que tinha com um familiar.






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O que é um ataque de Phishing e como validar?
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Por norma, o phishing é efetuado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.




Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:

  • User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
  • Nºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;

Nº da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;


  • Email;
  • entre outras informações pessoais
Como validar se é um email de Phishing




  1. Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem a partir do qual recebeu a comunicação é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras (ptips.pt em vez de ptisp.pt, por exemplo);
  2. Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial. Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
  3. Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
  4. Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
  5. As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
  6. Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website
 
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