- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,307
- Gostos Recebidos
- 1,170
Uma agente provisória da polícia do Reino Unido foi banida para o resto da vida desta força de segurança depois de ter sido apanhada a passar informação confidencial ao seu namorado.
Maryam Ilyas, de 20 anos, acedeu ao computador da força de segurança de West Yorkshire Police para procurar informações confidenciais sobre uma operação para informar o namorado, que está acusado de tráfico de drogas.
A agente provisória acedeu ao sistema informático da sua entidade empregadora pelo menos três vezes para obter informações sobre o seu companheiro, entre março e maio de 2025.
A ligação entre os dois foi descoberta em junho, quando agentes encontraram mensagens trocadas entre os dois suspeitos, as quais incluíam fotos de dinheiro e troca de mensagens sobre droga.
A mulher, esta semana, após ser denunciada, decidiu renunciar ao cargo, mas foi informada que não só foi despedida como está banida desta força de segurança para o resto da vida.
Num inquérito entretanto realizado, a mulher foi acusada de ter omitido a relação que mantinha com este homem, tendo esta referido que não tinha conhecimento do seu "histórico criminal".
O relatório conclui que o comportamento da agente foi repetido, prolongado e intencional.
Ao Daily Mail, Catherine Hankinson, ex-subchefe da polícia, afirmou que "o público espera, com razão, que os agentes da polícia ajam com honestidade e integridade" e que apesar de a "grande maioria dos agentes da Polícia de West Yorkshire cumprirem esses elevados padrões", a conduta de Maryam Ilyas "prejudica [a opinião] do público e os seus colegas".
Já a arguida, depois de assumir a sua relação, disse no entanto não ter agido com má intenção: "Eu era apenas uma estagiária. Eu era nova e inexperiente em relação a isto tudo", afirmou, alegando que não estava ainda a par das regras todas, motivo pelo qual acabou por errar.
IN:NM
