- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,918
- Gostos Recebidos
- 1,132

"O número na balança é apenas um valor para interpretar", refere a Pronokal em comunicado, sublinhando que "os melhores resultados são aqueles que se sentem e veem". Sendo assim, impõe-se a questão: devemos pesar-nos com que frequência?
O ideal, segundo os especialistas da PronoKal, é que se pese, no mínimo, uma vez por semana. Contudo, em primeiro lugar, devemos estar conscientes de que o peso corporal oscila cerca de um quilo durante o dia. Isto deve-se a fatores como a quantidade de fluidos ingeridos e eliminados, a retenção de líquidos, as reservas de glicose, o consumo de sal, o conteúdo intestinal, as hormonas, entre muitos outros.
Pesar-se deve ajudá-lo a manter-se motivado, e não o contrário. Se for esse o caso e afetar o seu humor de uma forma positiva, a frequência pode ser maior. Por exemplo, para algumas pessoas pesar-se diariamente pode significar uma rotina motivadora, mas para outros pode ser apenas uma vez por semana.
Como se pesar corretamente?
1- Escolha a balança certa
É importante ter uma que mostra mais do que o peso e que lhe permite identificar se reduziu a gordura e a sua massa muscular.
2- Escolha um bom sítio
Idealmente, a balança deve estar num piso plano sem tapetes. Uma vez posicionada, deve evitar movê-la.
3- Pese-se mesmas condições
Isto significa que deve pesar-se nas mesmas circunstâncias físicas e no mesmo local para que os resultados não sejam alterados. Deve pesar-se depois de ir à casa de banho, estar em roupa interior ou nu, em jejum total ou no máximo ter bebido um copo de água. Defina a altura do dia para se pesar. A melhor das hipóteses é, sem dúvida, depois de se levantar, já que o seu peso ainda não foi afetado por alterações.
4- Tire 'selfies' ao espelho
No fim, conseguirá ter um registo da sua evolução.
IN:NM