• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Aeroporto de Beirute proíbe uso e transporte de 'pagers'. Mas afinal, o que são 'pagers'?

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
24,015
Gostos Recebidos
979
Aeroporto de Beirute proíbe uso e transporte de 'pagers'. Mas afinal, o que são 'pagers'?

img_900x508$2024_09_19_12_19_13_1751315.jpg


Equipamentos foram proibidos após explosões coordenadas de aparelhos de membros do Hezbollah.

A autoridade da aviação civil libanesa proibiu aos passageiros a introdução de equipamentos eletrónicos de receção de mensagens ('pagers') e transmissores rádio ('walkie-talkies') nos aviões, na sequência das explosões coordenadas de aparelhos daquele tipo nos últimos dias.

A ordem emitida esta quinta-feira afeta o Aeroporto Internacional Rafik Hariri, em Beirute, e restringe a presença dos equipamentos na bagagem de mão ou nas malas que são colocadas no porão dos aviões.

Mais de trinta pessoas morreram terça e quarta-feira na sequência de explosões de centenas de dispositivos de comunicação utilizados pelos membros da milícia Hezbollah (Partido de Deus).

As autoridades libanesas e o governo de Teerão, que sustenta o Hezbollah, acusaram Israel de ser responsável pelo ataque, mas Telavive não reconheceu explicitamente a sua autoria.

De acordo com as primeiras investigações, os dispositivos eletrónicos ocultavam uma carga explosiva.

O que são 'pagers'?

Os 'pagers' são pequenos equipamentos eletrónicos que permitem receber mensagens curtas. Estes dispositivos de comunicação, criados nos anos 50 e 60, tornaram-se bastante populares nas décadas de 80, 90 e início dos anos 2000, quando o uso dos telemóveis ainda não estava massificado.

Os ‘pagers’ funcionavam com transmissões de rádio e cada equipamento possuía um código equivalente a um número de telefone. Ao contrário do que acontece atualmente com as SMS, quem queria enviar uma mensagem tinha de contactar uma central e informar para que número queria transmitir a mensagem. A mensagem aparecia depois no ecrã do ‘pager’ do destinatário.

Os ‘pagers’ podiam receber mensagens apenas numéricas ou alfanumérica e havia uns que apenas recebiam mensagens e outra que também permitiam enviar.

Correio da Manhã
 
Topo