Adeus às fraldas

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Adeus às fraldas



O calor torna o uso da fralda muito mais desconfortável, por isso, a Primavera é a estação ideal para começar a treinar o seu filho no uso do bacio. Na verdade, a humidade do chichi aliada à subida de temperatura provocam na criança uma sensação de tal forma desagradável, que a maior parte acaba por colaborar com bastante entusiasmo na despedida das fraldas.

Certamente que o momento de tirar as fraldas ao seu filho é sem dúvida um momento de muitas dúvidas. O que fazer? Qual o momento certo? Deve-se forçar?

Sempre que se verifica uma mudança na vida da criança deve respeitar-se a sua individualidade e o seu ritmo. Desta forma é importante que se verifique um nível de amadurecimento na criança que permita iniciar este processo!

No caso da retirada das fraldas, por exemplo, é preciso verificar se a criança já é capaz de controlar a eliminação de líquidos e sólidos. Para isso, ela tem que saber como contrair seus esfíncteres, para impedir a eliminação e como descontrair. Ela tem que se familiarizar com as sensações características das necessidades de eliminar líquidos e sólidos.

Nessas condições, é que começa o trabalho dos pais, mostrando que na hora em que ela sentir "aquelas sensações" ela deverá se dirigir a um determinado lugar para fazer "xixi" e "cocô".

Os pais devem preparar-se para essa transição, pois ela exigirá disposição e paciência para levar a criança à casa de banho várias vezes; trocá-la, quando molhada, para lidar com os sentimentos de derrota ou incompreensão da situação pela criança.

As crianças, em geral, mostram que estão prontas para deixar as fraldas quando acordam secas, quando passam uma boa parte do dia secas e dizem que fizeram xixi.

Este processo deve ser realizado durante o dia, levando a criança à casa de banho algumas vezes, mesmo que ela não queira, porque ela ainda não sabe interpretar adequadamente esse desejo. Esta aprendizagem costuma levar cerca de 5 a 6 meses.

A frequência com que a criança apresenta as fraldas nocturnas secas mostra se ela já está pronta para também dormir sem elas. O controle das fezes costuma acontecer um pouquinho depois e a dificuldade aqui depende da relação da criança com o desempenho dessa necessidade. Para aquelas que não têm problemas para evacuar o processo poderá ser mais tranquilo.

É muito importante que os pais conversem muito com as crianças, mostrando os benefícios de estarem sem as fraldas e encorajando-as sempre, afirmando que elas são capazes desse controle.

Sempre que mudanças forem inevitáveis e necessárias, os pais devem observar também o que acontece com eles durante o processo, de modo a evitar que eventuais conflitos internos interfiram ou dificultem a criança.

Paciência e perseverança são indispensáveis, pois deve-se ter em mente que são muitos os comandos que a criança tem que aprender para o controle dos esfíncteres. Diante de alguma dificuldade ou dúvida não deixe de consultar um especialista (pediatra/psicólogo).


in meninosrabinos.com
 
Topo