Portal Chamar Táxi

Abuso de Confiança, burla? Os dois ou nenhum?

Status
Não está aberto para novas respostas.

Firefly

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2009
Gostos Recebidos
0
Olá boa noite,

Escrevo-vos porque precisava de alguma orientação sobre qual o melhor caminho a seguir.

A situação é a seguinte:
Em Fevereiro de 2008 o meu irmão abordou-me no sentido de ser a fiadora dele num empréstimo de 50.000 euros, para que pudesse tirar o curso de piloto. Veio almoçar comigo, trouxe os panfletos da escola de pilotagem mais os resultados dos testes físicos e psicológicos para me mostrar, mostrou-se extremamente motivado, disse que era um sonho que tinha e era aquilo que queria fazer e pediu-me para ser a sua fiadora. Dado o montante do empréstimo expliquei-lhe que ele teria de ter em atenção a sua capacidade para pagar as prestações, porque caso eu aceitasse, enquanto fiadora eu apenas o poderia ajudar até um determinado limite caso acontecesse alguma coisa. Ele assegurou-me que tinha condições para pagar as prestações e eu acreditei, até porque ele era proprietário de umas lojas das quais tirava um rendimento considerável e que lhe permitia fazer uma vida - quase me atrevo a dizer - bem melhor do que a minha em termos de comodidades.

Ora o que eu não sabia, nem ele me disse, era que as lojas estavam praticamente na falência e as dívidas era mais que muitas. E muito menos me disse que ia utilizar o dinheiro (ou parte dele) para pagar dividas das lojas. Ora se tivesse sabido disto antes, certamente, a minha posição teria sido outra e isto eu só soube largos meses depois.

Conclusão, desde novembro de 2008 que não paga as mensalidades do empréstimo, a ex-mulher (que é a outra contraente do empréstimo) diz que não pode pagar porque tem de alimentar os filhos e eu, enquanto fiadora, tenho feito um enorme esforço para pagar a dívida para ver se não tenho problemas com o banco de Portugal. As minhas poupanças já se foram todas, a seguir vai o subsidio de natal, não tenho nada a apontar ao banco que tem tido um bom comportamento mas que tem de fazer o seu trabalho e enquanto isto; um anda a brincar aos pilotos e a outra vai para a farra aos fins de semana.

A sério, sinto-me verdadeiramente enganada... ainda para mais porque enquanto eu me esforço para pagar tudo e não ter problemas com o Banco de Portugal, eles também não têm e não fazem esforço nenhum.

Aquilo que gostava de saber é se há alguma possibilidade de os poder processar por abuso de confiança, ou burla, ou os dois talvez. Será que me podiam dar alguma dica?

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Gostos Recebidos
0
A minha resposta...

O tipo objectivo do crime de abuso de confiança nada tem a ver com essa situação.

E sinceramente, não vislumbro aí a "astúcia" exigida para a burla, até porque inicialmente, o seu irmão pagou as mensalidades.

Esse caso é apenas e tão só uma situação de um irmão sem carácter; e V. Ex.a, que caíu na esparrela.

Ser fiadora? Mas quem é que no seu juízo perfeito é fiador de alguém (salvo de um filho...)???

Já no velho testamento, escrito há milhares de anos, constava - "Filho meu, se ficaste fiador do teu companheiro (...) vai, prostra-te e importuna o teu companheiro, não dês sono aos teus olhos nem repouso às tuas pálpebras; livra-te, como a gazela da mão do caçador" - Provérbios, 6, versículos 1 a 5.

Milhares de anos passados, quem é que ainda cai numa dessas...

Cumprimentos,

Status
Não está aberto para novas respostas.