• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

A meta da biodiversidade prevista para 2010 encontra-se a 100 anos de distância

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1

Reacção da BirdLife em relação ao relatório anual da Comissão Europeia - Europa falha vergonhosamente a protecção da biodiversidade.


A BirdLife International reagiu hoje ao relatório intercalar da Comissão Europeia, relativo o plano de acção da EU para travar a perda de biodiversidade, lamentando o “fracasso vergonhoso” dos governos dos Estados membros e instituições da União Europeia em relação a tomada de medidas adequadas para a protecção da natureza e da biodiversidade.

Apesar da BirdLife ter felicitado a Comissão Europeia pela sua análise impressionante, Konstantin Kreiser (EU Policy Manager em BirdLife International, em Bruxelas) salientou que o aspecto mais relevante do relatório é o "enorme fosso entre a ambição declarada e a verdadeira acção".

A BirdLife considera que esta situação está relacionada directamente com a actual crise financeira. Kreiser acrescenta que "actualmente a EU está concentrada apenas nos lucros de curto prazo, o que conduz a enormes custos para a sociedade no longo prazo. Quando irão os governos aprender esta lição? Se não agirmos agora o preço que o planeta pagará no futuro será uma crise económica ainda mais incrementada".

As populações das espécies animais e vegetais na EU continuam a degradar-se porque os seus habitats são fragmentados por auto-estradas e vias férreas; são degradados pela intensificação agrícola (a EU adia constantemente uma reforma profunda da Política Agrícola Comum; ou devastados para dar lugar a empreendimentos de grande porte (aeroportos, barragens, empreendimentos turísticos, etc). Entretanto, a destruição das florestas tropicais está aumentar; os recifes de coral estão a desaparecer; estamos a assistir a um colapso da pesca; e a lista de espécies que resvalam para extinção global aumenta cada dia que passa. Para piorar a situação, a recente política comunitária aprovada sobre os biocombustíveis está a acelerar ainda mais a perda da biodiversidade mundial.

A BirdLife considera preocupante que seis governos (Grécia, Itália, Malta, Portugal, Luxemburgo e Eslováquia) nem sequer se preocupem em responder às perguntas da Comissão após o relatório ter sido compilado. "Isso tem que ser visto como um sinal claro de que alguns governos ainda não compreenderam a urgência da crise ambiental em que estamos, ao contrário de 90% dos cidadãos da Europa que afirmaram estar muito preocupados com a crescente perda de biodiversidade".

Com as directivas Aves e Habitats e a Rede Natura 2000, a EU dispõe de uma legislação completa, que concilia com as necessidades de conservação da natureza com o bem-estar humano e o desenvolvimento económico. Contudo, o relatório da Comissão mostra que os Estados membros estão atrasar o processo de conclusão de definição da Rede Natura 2000 (especialmente no mar), para além de muito pouco ser feito para gerir e proteger essas áreas, de modo a que as pessoas e Natureza possam beneficiar mutuamente.

Em Portugal o cenário não é diferente dos restantes países na EU. Segundo Domingos Leitão, Coordenador do Programa Rural da SPEA, "O estado Português só toma medidas a favor da biodiversidade quando é ameaçado pela CE com processos no Tribunal Europeu". Ou seja, em vez de um planeamento cuidado em que prevalece o desenvolvimento sustentável, avançam as ideias megalómanas com objectivos imediatos. Multiplicam-se os grandes projectos na Rede Natura 2000 (barragens, mega-parques eólicos, linhas férreas, mega-projectos turísticos, etc.). São investidos 1500 milhões de euros em agricultura intensiva de regadio e apenas 200 milhões em agricultura sustentável nas áreas classificadas.

BirdLife pretende acima de tudo que os líderes da EU e as suas instituições leiam os sinais de perigo e reajam de forma a tornar os cidadãos orgulhosos de pertencer à União Europeia. Falta apenas um ano até 2010 e é necessário colocar a natureza e biodiversidade no centro das decisões políticas, com o intuito de conseguirmos alcançar uma mudança duradoura. Em vez de avaliar as oportunidades perdidas até ao momento, consideramos que 2010 deverá ser visto como o ano da viragem da maré para a diversidade da vida.



Naturlink
 
Topo