• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

A higiene oral na gravidez

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
A mulher grávida deve fazer uma higiene oral e ter os mesmos cuidados do que qualquer pessoa, ou seja, é preciso fazer a limpeza diária dos seus dentes com o uso adequado de escova e fio dental. É mais importante a qualidade dessa limpeza do que a frequência.


O comentário das mulheres, “os meus filhos estragaram todos os meus dentes”, não tem fundamento. Ao contrário do que muita gente pensa, a gravidez não é responsável pelo aparecimento de cáries, nem pela perda do cálcio dos dentes da mãe para a formação do bebé. O aparecimento de cáries pode estar relacionado com o aumento da frequência de ingestão de alimentos cariogénicos (ricos em açúcar), pela limpeza inadequada dos dentes e por mudanças de hábitos alimentares durante a gestação.


Durante a gravidez, a gengivite (inflamação da gengiva) pode ser agravada causando sangramento. Isso acontece, normalmente, devido ao facto de a gengiva estar mais sensível, e portanto a placa bacteriana não ser removida completamente. Na fase da gestação, a gengivite pode ficar mais evidente, uma vez que as hormonas aumentam a vascularização do periodonto (sistema de suporte do dente). Para evitar a gengivite das grávidas é preciso uma higienização mais acentuada na área afectada. Se ainda houver sangramento gengival após três dias, procure o seu médico-dentista.


Aqui está descrito um dos métodos de escovagem dos dentes:


•Remover o máximo de placa bacteriana sem causar traumatismo gengival ou dentário;


•A duração da escovagem não deve ser inferior a 2 minutos;


•Coloca-se a escova com uma inclinação de 45º de forma que as cerdas da escova penetrem entre o dente e a gengiva (local onde há acumulação de placa bacteriana);



•Escova-se um maxilar de cada vez (superfície externa e interna), iniciando a escovagem nos molares (atrás), avançando até aos molares opostos;


•Fazem-se movimentos pequenos de vai e vem em cada área abrangida pela escova (mais ou menos dois dentes de cada vez);


•Em seguida, as superfícies mastigatórias de ambos os maxilares;


•No fim deve-se escovar a língua no sentido horizontal, de trás para diante;


•Bochechar vigorosamente e cuspir;


•Lavar a escova e colocá-la no copo com as cerdas virados para cima.




Colaboração:
Dr. Michel Andrade
Médico Dentista
 
Topo