- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,669
- Gostos Recebidos
- 0
No mundo dos gémeos existem os "gémeos verdadeiros" e os "gémeos falsos".
Gémeos verdadeiros (gestação monozigótica):
Ao contrário do que se possa pensar, este tipo de gravidez é mais rara do que a de gémeos falsos.
Trata-se de uma gravidez em que 2 fetos foram originados por um único ovo que, a determinada altura do seu desenvolvimento, se dividiu em duas metades iguais. Ambos têm material cromossómico e genes idênticos, o que fará com que os 2 gémeos, ao nascerem, tenham o mesmo sexo e pareçam uma espécie de "réplicas" um do outro. Muitas vezes, a semelhança não é apenas física, como também intelectual e psicológica - assim como a predisposição para certas doenças.
Estes gémeos partilham a mesma placenta, o que pode causar desequilíbrio entre ambos, com um dos gémeos a receber mais sangue do que o outro. O primeiro arrisca-se a sofrer de insuficiência cardíaca porque tem uma tarefa suplementar a cumprir devido ao fornecimento excessivo de sangue. O outro gémeo, pelo contrário, corre o risco de adquirir anemia, ou de sofrer de Hipotrofia (insuficiência de desenvolvimento) devido ao reduzido fornecimento sanguíneo.
Gémeos falsos (gestação dizigótica):
Resulta da fecundação de 2 óvulos, cada um por 1 espermatozóide.
Cada um dos ovos tem as suas próprias membrana (córion e âmnio) e placenta, o que faz com que desenvolvam em conjunto, mas separadamente.
Quando nascem, não se assemelham mais do que dois irmãos "habituais", ou seja, nascidos com alguns anos de distância.
Estes gémeos podem ser de sexo diferente.
In;horizontepleno