mjtc
GF Platina
- Entrou
- Fev 10, 2010
- Mensagens
- 9,475
- Gostos Recebidos
- 11
Desenvolver um automóvel capaz de quebrar a barreira dos 400 km/h não é um desafio recente. E tal marca foi alcançada pela primeira vez numa época onde nem os aviões ainda eram capazes de atingir essa velocidade! Em meados de 1930, Ferdinand Porsche, chefe de design da Auto Union (empresa-mãe para a Audi e a Horch) começou a trabalhar no carro de corrida de 16 cilindros com motor traseiro. Trabalhando com o engenheiro Robert von Eberhorst, nasceu o Type C Streamliner.
O design aerodinâmico e a carroçaria futurista vieram a partir de testes realizados
pelo governo alemão para aviões. Equipado com um enorme motor V16 de 520 cv,
o Type C reinou no mundo das corridas.
[video=youtube_share;oWn2EnWBA6o]http://youtu.be/oWn2EnWBA6o [/video]
Embora muitos dos pilotos famosos da época tivessem a oportunidade de conduzir o Type C, ninguém teve o mesmo sucesso que Bernd Rosemeyer. Durante três dias, quebrou 15 recordes mundiais de velocidade, incluindo o registo de 380 km/h, feito em Avus, Berlim. Em seguida, no trecho de rodovia, perto de Frankfurt, ele empurrou o Streamliner a incríveis 408 km/h.
Construído inteiramente em alumínio, o Auto Union Type C Streamline foi o primeiro carro a ultrapassar a barreira a 400 km/h, em 1937. O feito pertence a Bernd Rosemeyer, um dos pilotos mais destacados que competiram na história do automobilismo alemão.
No dia 28 de Janeiro de 1938, Bernd Rosemeyer, tentou bater um novo recorde mundial de velocidade, quando o seu bólide, Streamline, despistou-se a uma velocidade de 440 km/h, na Autobahn Frankfurt Darmstadt, matando instantaneamente o piloto.
[video=youtube;B3h89rc7HJ0]https://www.youtube.com/watch?v=B3h89rc7HJ0[/video]
Rosemeyer era um ídolo e um dos pilotos mais talentosos da sua geração, e a notícia da sua morte chocou
o público que o admirava.
O Recorde dos Ingleses
Mas não foi só na Alemanha nazi que um automóvel ultrapassou a barreira dos 400 km/h. Do outro lado do Atlântico, nos E.U.A., um inglês chamado Donald Campbell, bateu recordes mundiais de velocidade.
[video=youtube_share;qFrwbkfXNvE]http://youtu.be/qFrwbkfXNvE [/video]
Em 7 Março de 1935, aos comandos do seu Blue Bird, Campbell bateu o recorde mundial de velocidade de 445,5 km/h, em Dayton Beach, na Flórida (E.U.A.). Mas o desnível da areia causou uma perda de aderência e impediu de o carro de andar muito mais. Tentando bater um novo recorde, Campbell escolheu um local com melhores condições. No dia 3 de Setembro de 1935, Sir Malcolm Campbell conduziu o seu Blue Bird a um novo recorde mundial de velocidade: 485 km/h.
Lamborghini modificado atinge mais de 400 km/h.
Os americanos são mestres quando o assunto é velocidade em automóveis. Inventaram os dragsters (carros criados especialmente para corridas de arrancadas), mas também gostam de grandes velocidades finais. Por isso, promovem eventos em circuitos fechados para levar as máquinas ao limite.
[video=youtube_share;Afh9gsV9tV4]http://youtu.be/Afh9gsV9tV4[/video]
Num desses eventos, o Texas Mile, o piloto amador Richard Holt, dono de um Lamborghini Gallardo
Super Leggera 2008 modificado, cravou o recorde da pista ao atingir a velocidade de 402,49 km/h, em
Março de 2010. Para conseguir o feito, porém, o piloto precisou de três tentativas, sendo que na primeira
vez perdeu o controlo do super-desportivo italiano.

O design aerodinâmico e a carroçaria futurista vieram a partir de testes realizados
pelo governo alemão para aviões. Equipado com um enorme motor V16 de 520 cv,
o Type C reinou no mundo das corridas.
[video=youtube_share;oWn2EnWBA6o]http://youtu.be/oWn2EnWBA6o [/video]
Embora muitos dos pilotos famosos da época tivessem a oportunidade de conduzir o Type C, ninguém teve o mesmo sucesso que Bernd Rosemeyer. Durante três dias, quebrou 15 recordes mundiais de velocidade, incluindo o registo de 380 km/h, feito em Avus, Berlim. Em seguida, no trecho de rodovia, perto de Frankfurt, ele empurrou o Streamliner a incríveis 408 km/h.
Construído inteiramente em alumínio, o Auto Union Type C Streamline foi o primeiro carro a ultrapassar a barreira a 400 km/h, em 1937. O feito pertence a Bernd Rosemeyer, um dos pilotos mais destacados que competiram na história do automobilismo alemão.
No dia 28 de Janeiro de 1938, Bernd Rosemeyer, tentou bater um novo recorde mundial de velocidade, quando o seu bólide, Streamline, despistou-se a uma velocidade de 440 km/h, na Autobahn Frankfurt Darmstadt, matando instantaneamente o piloto.
[video=youtube;B3h89rc7HJ0]https://www.youtube.com/watch?v=B3h89rc7HJ0[/video]
Rosemeyer era um ídolo e um dos pilotos mais talentosos da sua geração, e a notícia da sua morte chocou
o público que o admirava.
O Recorde dos Ingleses
Mas não foi só na Alemanha nazi que um automóvel ultrapassou a barreira dos 400 km/h. Do outro lado do Atlântico, nos E.U.A., um inglês chamado Donald Campbell, bateu recordes mundiais de velocidade.
[video=youtube_share;qFrwbkfXNvE]http://youtu.be/qFrwbkfXNvE [/video]
Em 7 Março de 1935, aos comandos do seu Blue Bird, Campbell bateu o recorde mundial de velocidade de 445,5 km/h, em Dayton Beach, na Flórida (E.U.A.). Mas o desnível da areia causou uma perda de aderência e impediu de o carro de andar muito mais. Tentando bater um novo recorde, Campbell escolheu um local com melhores condições. No dia 3 de Setembro de 1935, Sir Malcolm Campbell conduziu o seu Blue Bird a um novo recorde mundial de velocidade: 485 km/h.
Lamborghini modificado atinge mais de 400 km/h.
Os americanos são mestres quando o assunto é velocidade em automóveis. Inventaram os dragsters (carros criados especialmente para corridas de arrancadas), mas também gostam de grandes velocidades finais. Por isso, promovem eventos em circuitos fechados para levar as máquinas ao limite.
[video=youtube_share;Afh9gsV9tV4]http://youtu.be/Afh9gsV9tV4[/video]
Num desses eventos, o Texas Mile, o piloto amador Richard Holt, dono de um Lamborghini Gallardo
Super Leggera 2008 modificado, cravou o recorde da pista ao atingir a velocidade de 402,49 km/h, em
Março de 2010. Para conseguir o feito, porém, o piloto precisou de três tentativas, sendo que na primeira
vez perdeu o controlo do super-desportivo italiano.
Última edição: