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Habitualmente a criança de três anos já tem uma linguagem compreensível, com um vocabulário que pode superar o milhar de palavras. A facilidade na aquisição da linguagem depende do seu desenvolvimento neurológico e psicomotor. Em muitas crianças desta fase há uma facilidade de aprendizagem verbal que pode englobar uma língua estrangeira.
A aprendizagem deste 2º idioma tem normalmente para a criança o carácter de uma brincadeira: já sabe o nome de um objecto na sua língua materna e pode dar-lhe um nome diferente (em outra língua), isto é atractivo como se fosse um jogo.
Muitos pais actualmente optam por inscrever os filhos em instituições de ensino pré-escolar onde lhes é ensinada uma língua estrangeira numa fase muito precoce.
Existem três factores a considerar em termos de desenvolvimento infantil:
- Não se deve incentivar ou "pressionar" uma aprendizagem precoce de um 2º idioma se existir algum problema ao nível da língua materna.
- Não é aconselhável incentivar a escrita de uma língua estrangeira antes da alfabetização da criança na sua língua materna.
- Mesmo que os familiares dominem o idioma que a criança está a aprender, os diálogos quotidianos em casa devem restringir-se à sua própria língua, porque é a esta que a criança necessita de dar prioridade em termos de desenvolvimento da linguagem.
A utilização do 2º idioma por parte dos familiares pode ser feita através de jogos e canções por exemplo.
Autor: Dra. Carmen Ganopa
Psicóloga Clínica
A aprendizagem deste 2º idioma tem normalmente para a criança o carácter de uma brincadeira: já sabe o nome de um objecto na sua língua materna e pode dar-lhe um nome diferente (em outra língua), isto é atractivo como se fosse um jogo.
Muitos pais actualmente optam por inscrever os filhos em instituições de ensino pré-escolar onde lhes é ensinada uma língua estrangeira numa fase muito precoce.
Existem três factores a considerar em termos de desenvolvimento infantil:
- Não se deve incentivar ou "pressionar" uma aprendizagem precoce de um 2º idioma se existir algum problema ao nível da língua materna.
- Não é aconselhável incentivar a escrita de uma língua estrangeira antes da alfabetização da criança na sua língua materna.
- Mesmo que os familiares dominem o idioma que a criança está a aprender, os diálogos quotidianos em casa devem restringir-se à sua própria língua, porque é a esta que a criança necessita de dar prioridade em termos de desenvolvimento da linguagem.
A utilização do 2º idioma por parte dos familiares pode ser feita através de jogos e canções por exemplo.
Autor: Dra. Carmen Ganopa
Psicóloga Clínica