- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 1,669
- Gostos Recebidos
- 0
A contagem da idade gestacional começa 2 semanas antes da concepção. Assim, a 1.ª semana
de gravidez começa no 1º dia da última menstruação, quando ainda não há bebé.
Quando a mulher descobre ou suspeita que está grávida, geralmente por volta da 4ª semana, já uma autêntica revolução aconteceu dentro dela.
Por esta altura, já o ovo fertilizado se implantou no útero, para se dividir e formar a placenta e o embrião. É possível que, neste processo – que coincidirá mais ou menos com a altura em que
deveria ter chegado a menstruação – ocorram pequenos sangramentos, perfeitamente comuns. Convém, em todo o caso, informar o médico.
5ª à 7ª semana
Com 5 semanas, o embrião é tão pequeno como uma cabeça de alfinete, mas já todos os órgãos estão em desenvolvimento. O coração do bebé começa a bater na 6ª semana. Desenvolvem-se também os rins e delineia- se um primeiro esboço da cabeça, embora o bebé esteja ainda longe de ter uma forma humana.
No final da 7ª semana, já o embrião cresceu o dobro e parece um feijão. O seu corpo começa a ganhar forma, desenvolvem-se os olhos e ouvidos, a boca e a língua. Os futuros braços e pernas começam a formar-se e a cabeça aproxima-se do tamanho do resto do corpo.
No que diz respeito à mãe, é por volta da 6ª semana que começa a sentir realmente a gravidez: surgem ou agravam-se os enjoos, instala-se o cansaço e os seios ficam inchados e/ou doridos.
Durante as semanas seguintes, ela irá continuar a ser atropelada por uma avalanche de sintomas.
8ª à 9ª semana
Na 8ª semana, o embrião ainda apresenta uma espécie de cauda, mas a face continua a mudar e aparecem as orelhas e o nariz. Os braços e as pernas alongam-se e desenvolvem-se os primeiros sinais de articulações. Inicia-se a ossificação do esqueleto, os intestinos começam a formar-se dentro do cordão umbilical e os rins a produzir urina. O cérebro e o coração desenvolvem-se a um ritmo cada vez maior.
Por volta da 9ª semana, o embrião pesa mais ou menos um grama, dando-se inicio à formação dos seus órgãos internos e sistemas vitais.
A futura mãe, poderá deparar-se com alguma acne e aumento de oleosidade da pele, que desaparecerão no final do trimestre ou após o parto, quando os níveis hormonais baixarem.
O seu corpo já poderá apresentar sinais típicos de gravidez, sendo o mais óbvio o aumento dos seios.
10ª à 12ª semana
A partir da 10ª semana a cauda do embrião desaparece, já se vislumbram os braços, as pernas e o nariz, e os olhos estão bem desenvolvidos, embora ainda muito separados. O embrião já aumentou cerca de 50 vezes o seu tamanho inicial e na 11ª semana já é considerado feto. Também já dá pontapés - embora a mãe ainda nada sinta – e engole líquido amniótico.
No final do primeiro trimestre, quase todos os órgãos e estruturas vitais do feto estão formados.
Para a mãe, esta altura poderá ser de alívio, pois os principais desconfortos do início da gravidez tendem a desaparecer, assim como as hipóteses de aborto espontâneo. Entretanto, a cintura começa a perder as formas e os seios estão cada vez mais volumosos.