• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

6% do território mundial poderia ser alvo de reflorestação

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1

6% do território mundial poderia ser alvo de reflorestação

Forest%20UK%20180.jpg


Filipa Alves (Naturlink)

A conclusão é de um estudo da Global Partnership on Forest Restoration, que afirma que estas terras têm elevado potencial para alojar florestas, o que a concretizar-se permitiria combater as Alterações Climáticas bem como restaurar uma série de serviços ambientais vitais para os humanos.

Em tempos as florestas cobriram mais de 50% da superfície terrestre, sendo que actualmente apenas persistem 30%, já que grandes áreas florestais foram eliminadas para converter as terras em áreas agrícolas, pastos, zonas industriais e urbanas.

As áreas florestais são actualmente consideradas um aliado na luta contra as Alterações Climáticas dado o seu importante papel como sumidouro de dióxido de carbono e por isso assiste-se actualmente a uma preocupação global de travar a desflorestação e de recuperar as áreas deterioradas.

Neste âmbito a Global Partnership on Forest Restoration (GPFLR), fundada pela UICN e pela Comissão Silvícola Britânica, levou a cabo um mapeamento com recurso a imagens de satélite, das áreas com potencial para alojar florestas.

Os resultados foram agora apresentados num encontro da GPFLR e indicam mais de bilião de hectares, ou seja, 6% da área terrestre, poderia ser reflorestada, uma área superior à do território canadiano e consideravelmente maior do que a última estimativa que apontava para 850 milhões de hectares.

De acordo com o estudo a reflorestação destas áreas não interferiria com outros usos vitais da terra como a produção de alimento e teria um impacto significativo em relação às Alterações Climáticas bem como na melhoria da qualidade de vida.

Com efeito, uma análise preliminar indica que a restauração de florestas degradadas em 2030 poderia contribuir para a redução da concentração atmosférica dos gases com efeito de estufa na mesma medida que o fim da desflorestação.

Segundo afirmou Tim Rollinson, presidente da GPFLR, “Com a população a global a aproximar-se dos 7 biliões, e com o previsto aumento para 8 biliões em 2025, a pressão sobre os nossos recursos naturais é enorme. Ao mesmo tempo, as florestas da Terra continuam a encolher e as que restam é alvo de uma crescente degradação. Sabemos como recuperar as florestas e torná-las sustentáveis. Agora sabemos também onde o deveríamos fazer por isso deverímaos avançar.”

Fonte: Forestry Commission GB
 
Topo