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10 Projectos da Guerra Fria!

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No final da Segunda Guerra Mundial, o mundo foi divido pelas duas superpotências: os E.U.A. e a U.R.S.S., que competiam pela supremacia militar. No meio da corrida aos armamentos, houve a necessidade de desenvolver aeronaves cada vez mais sofisticadas. Aqui estão 10 exemplos surpreendentes de projectos da Guerra Fria que nunca chegaram a ser suficientemente sofisticadas a ponto de serem utilizados.
 
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Convair XF-92

Este avião foi uma rara tentativa experimental dos E.U.A. em desenvolver aeronaves VTOL nos anos 50. O projecto teve como objectivo mostrar que um jacto podia descolar na vertical. O primeiro protótipo teve o trem de aterragem substituído com auxílio de um guindaste que o segurava a uma atitude satisfatória no terreno de descolagem. Em 11 de Abril de 1957, o segundo protótipo fez uma descolagem vertical com sucesso, executou perfeitamente a transição para o voo horizontal e fez a volta para a aterragem, mas a Força Aérea decidiu não continuar com seu desenvolvimento.
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Convair Pogo XFY-1 Fighter

O Convair Pogo XFY-1 Fighter foi uma experiência de descolagem e aterragem vertical. O Pogo tinha asas delta e hélices rotativas alimentadas por um motor turbo-hélice Allison YFT40 de 5500 HP. Destinava-se a ser um avião de combate de alto desempenho capaz de operar a partir de navios de guerra. Aterrar o XF-1 era difícil, pois o piloto tinha que olhar por cima do ombro enquanto aterrava. Comtemporâneo do Lockheed XFV-1, o Convair XFY-1 foi projectado para a mesma competição da Marinha dos E.U.A. O primeiro teste realizou-se no dia 1 de Agosto de 1954. Os testes prosseguiram em 2 de Novembro de 1954. Após 40 horas de voo acumuladas por dois protótipos, o seu desenvolvimento foi cancelado devido a problemas de controle de voos.
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Convair YB-60 Bomber

O Convair YB-60 Bomber foi um bombardeiro experimental americano. O concorrente directo do YB-60, foi o famoso Boeing B-52 Stratofortess. Apesar da proposta do Convair ser mais barata, envolvendo modificações no design e um espaço mais alargado para acomodar mais bombas, o B-52 equipado com 8 motores Pratt & Whitney J57-P-3 turbojactos, venceu o concurso para a Força Aérea Americana. O Convair YB-60 fez seu voo inaugural em 18 de Abril de 1952, pilotado por Beryl Erickson, mas foi batido pelo B-52 que demonstrou ser mais rápido em velocidade e segurança. Mas nos testes, o Convair demonstrou uma capacidade de transportar uma carga de bombas mais pesadas do que o B-52 - 72 toneladas contra 20 toneladas do B-52. Mas a Força Aérea não viu a necessidade de capacidade extra. Mais tarde, foram feitas modificações na carga do B-52, tendo aumentado a sua capacidade de transportar mais bombas. O program de testes de voo do Convair YB-60 Bomber foi cancelado em 20 de Janeiro de 1953, com 66 horas de voo acumuladas.
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Douglas X-3 Stiletto Fighter

O Douglas X-3 Stiletto Fighter foi um avião a jacto experimental com uma fuselagem delgada e um longo nariz afilado, desenvolvido pela Douglas Aircrafts Company nos anos 50. A ambição inicial era desenvolver uma aeronave capaz de atingir velocidades supersónicas até Mach 3, mas infelizmente, só atingiu de velocidade máxima: 1125 km/h a uma altitude máxima: 11.600 metros. Foi o primeiro avião a usar titânio na sua concepção. Embora os seus testes fossem uma decepção, os designers da Lockheed usaram os conhecimentos dos testes do Douglas X-3, para construir o seu futuro avião: F-104 Starfighter Lockheed, que usou uma asa semelhante, tendo sido um excelente avião supersónico a atingir Mach 2.
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Convair Sea Dart F-2Y

O Convair Sea Dart F-2Y foi um avião militar, equipado com hidro skis para a descolagem. Só voou um protótipo, e nunca entrou em produção, mas ainda é o único hidroavião a ultrapassar a barreira do som. O motor escolhido para o teste foi o Westinghouse XJ46-WE-02. O protótipo provou ser bem sucedido com um single-ski experimental, enquanto o segundo modelo testou um novo design duplo-ski. Teste com várias outras configurações de esqui experimental continuaram com o protótipo até 1957, quando o projecto foi cancelado. Os motores de fraca potência tornou o caça hidroavião lento, e os hidro skis não foram tão bem sucedidos como o esperado, pois eles criaram uma violenta vibração durante a descolagem e aterragem, apesar dos sistemas de absorção de choque que foram colocados. No entanto, velocidades superiores a Mach 1, foram obtidos em voo horizontal, tornando-o o único hidroavião supersónico da história. Mas o seu futuro já estava destinado ao fracasso: em 4 de Novembro de 1954, o modelo Sea Dart, Buno 135762, desintegrou-se em pleno voo sobre a Baía de São Diego, na Califórnia, perante uma plateia de oficiais da Marinha e da imprensa. O piloto de testes, Charlie E. Richbourg morreu nesse voo, ao tentar inadvertidamente ultrapassar os limites da estrutura do modelo, comprometendo a sua segurança.
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Os E.U.A. não foi o único país a considerar o hidroavião para fins militares. A empresa
Saunders Roe, do Reino Unido, que já tinha construído um hidroavião de caça experimental,
equipado com esquis, não teve muito sucesso.
 
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Goodyear Infloplane

Goodyear Infloplane era um avião experimental desenvolvido pela empresa de pneus Goodyear, em 1956. Apesar de ser uma aeronave fiável, foi interrompida pelo exército, incapaz de encontrar uma validade para a sua utilidade.
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Vought V-173 - Panqueca Voadora

A forma redonda da Vought V-173, desenhada por Cahrles Zimmerman, surpreendeu pela sua ousadia nas formas, daí a designação "Panqueca Voadora". Era feita de madeira e fazia parte do programa de aviões de combate "Flying Flapjack" da Segunda Guerra Mundial. A Panqueca Voadora era uma aeronave constituída por uma pequena superfície alar (44,2 metros quadrados), que voou pela primeira vez em 23 de Novembro de 1942. Tinha motores V-173 de baixa performance, inferiores até mesmo para aqueles utilizados na II Guerra Mundial. O trem de aterragem não retráctil dava um ângulo de 22º graus para o nariz. O desenho aparentemente não aerodinâmico era dotado de dois imensos propulsores, mas a superfície e a curvatura da fuselagem reduzia o arrasto gerado. A superfície alar garantia boa maneabilidade e grande força estrutural. Foram construídos apenas dois modelos. A ideia foi arquivada em 1947, sem surpresa, porque ninguém conseguia fazê-lo voar como deve ser.
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Northropo XB-35

O Northrop XB-35 foi um bombardeiro pesado experimental na configuração asa voadora desenvolvido para a Força Aérea Americana pouco depois da Segunda Guerra Mundial pela Northrop Corporation.
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Um XB-35 sobrevoando o alvo no deserto.
 
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XF103-F2 Thunderwarrior Fighter

O Thunderwarrior foi desenvolvido no início da Guerra Fria, e considerado um interceptador de alta velocidade, destinado a destruir bombardeiros soviéticos. Ele nunca passou da fase de projecto.
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Em 1949, a Força Aérea Americana emitiu um pedido de um caça supersónico com capacidade de atingir uma velocidade Mach 3 ou Mach 5, a uma altitude: 24.390 metros para interceptar os bombardeiros soviéticos. Mas que tivesse capacidade de operar em todas as condições meteorológicas. O XF103-F2 Thunderwarrior Fighter foi um desses escolhidos para o projecto. Infelizmente, na década de 50, era muito difícil conceber aviões para ser operados a essas velocidades, e o projecto foi cancelado.
 
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