- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,918
- Gostos Recebidos
- 1,132

Afinal, quais os indícios de infeção pela variante Ómicron? Na realidade, alguns dos sintomas desta infeção podem confundir-se com os de outras patologias, pelo que deve avaliá-los como um todo e não de forma individual.
Esta estirpe produz sintomas ligeiramente diferentes das anteriores. Tosse, nariz a pingar, dores de garganta ou de cabeça e fadiga são algumas das queixas mais frequentes e que podem ser confundidas com uma constipação.
Existem, no entanto, quatro sintomas inesperados que, segundo o jornal The Sun, podem sugerir infeção pela Ómicron. Ei-las:
1- Problemas de estômago
O médico americano Bill Admire, citado pelo The Sun, alerta que, os doentes infetados com Ómicron têm vindo a queixar-se de problemas gastrointestinais.
Também Tim Spector, que gere a aplicação de rastreio de sintomas da covid-19 Zoe Covid Symptom, admitiu, em declarações ao jornal, que a variante pode estar a instalar-se no intestino e não no nariz. Isto significa que poderão existir pessoas infetadas a testar negativo à Covid-19.
"Sabemos que o vírus tenta entrar na boca ou no nariz e surge no sistema respiratório ou nos pulmões", diz, sublinhando que, "por vezes, entra no intestino". E vai mais longe: "As pessoas que têm Covid longa encontraram vestígios do vírus no intestino que podem durar muito tempo". "Este vírus desloca-se para diferentes partes do corpo. É possível que a Ómicron ou outra variante esteja a atacar o estômago", acrescenta.
2- Priapismo
Há homens que estão a desenvolver priapismo, uma ereção dolorosa e longa sem qualquer desejo sexual associado. Um dos casos mais recentes é o de uma criança de apenas 12 anos, segundo um artigo na revista Urology. No hospital, os médicos terão descoberto que a doença fez com que o sangue coagulasse no pénis do jovem.
Mais este não é caso único. Um norte-americano, de 69 anos e com excesso de peso, também foi diagnosticado com priapismo. De acordo com um artigo do The American Journal of American Medicione, o homem acabou por morrer devido a outras complicações relacionadas com o vírus.
Outro individuo norte-americano relatou no 'podcast' “How to Do It” que o seu pénis encolheu cerca de 3,8 centímetros, devido a danos vasculares que sofreu após ter contraído o vírus. O homem sofre agora de disfunção erétil.
3- Alterações na pele
Nota mudanças na cor da pele para cinzento ou azul, assim como palidez? É provável que os seus níveis de oxigénio no sangue estejam baixos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos diz que este é um "sinal de emergência", pelo que deve procurar ajuda médica o mais rapidamente possível.
Por outro lado, há quem esteja a desenvolver 'dedos de Covid'. Sim, leu bem. E, se para alguns doentes a condição é indolor, para outros pode causar dor, comichão, bolhas e inchaço. Além disso, a pele afetada pode apresentar um tom vermelho ou roxo e algumas pessoas desenvolvem ainda protuberâncias dolorosas e pele áspera, podendo também gerar-se pus.
4- Dores
Os doentes infetados com Ómicron, sobretudo aqueles que não foram vacinados, têm relatado dores nos ouvidos e nas articulações.
O que fazer se apresentar sintomas:
Mantenha a calma e evite desloca-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
IN:NM