Nelson14
GF Platina
- Entrou
- Fev 16, 2007
- Mensagens
- 10,085
- Gostos Recebidos
- 10
Óculos inteligentes para cegos
Pode parecer um desenho animado, mas isto pode mudar a vida de pessoas com problemas de visão. Imagens como estas são vistas por pessoas que utilizam os óculos inteligentes desenvolvidos pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Os óculos foram projectados para ajudar pessoas com problemas graves de visão. O projecto é liderado por Stephen Hicks. A equipa de investigação utiliza câmeras de modo a aumentar a visão.
O cientista assegura que trabalham também com pessoas consideradas cegas, melhorando a percepção que têm de profundidade.
“Os óculos são uma parte do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos três anos e procuramos maneiras de melhorar a visão remanescente das pessoas. Usando uma combinação de câmeras e um dispositivo somos capazes de tornar os objectos que estão próximos mais fáceis de ver, para evitar obstáculos e também permitir o reconhecimento facial”, informa Hicks.
Os óculos estão dotados de câmeras tridimensionais, que podem detectar a estrutura e a posição de objectos que estejam próximos. O programa informático usa, depois, essa informação para bloquear o fundo e destacar apenas o que está mais próximo ao utilizador.
O cientista relata que “transformamos isso num desenho animado de alto contraste que introduzimos no interior de um par de óculos, então podemos combinar a visão normal da pessoa com a visão avançada que mostramos aqui. Isso permite que a pessoa use a visão remanescente como se faz na generalidade, de modo a ver melhor o mundo.”
Na Europa, existem cerca de 30 milhões de pessoas cegas e amblíopes. Esta tecnologia pode ser útil para aqueles que têm alguma visão remanescente.
Os óculos não substituem a visão perdida, mas ajudam o utilizador a ter uma melhor percepção espacial. Os cientistas asseguram que estes óculos inteligentes permitem à pessoa maximizar a visão remanescente, através de imagens adicionais, permitindo-lhes obter mais informação sobre objectos e pessoas que estejam no seu ângulo de visão.
Os dispositivos podem ser adquiridos por cerca de 700 euros.
Fonte: noticias.mmo