• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Portal Chamar Táxi

Ílhavo: Câmara garante apoio a pais dos jovens deficientes

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ílhavo: Câmara garante apoio a pais dos jovens deficientes

O ano lectivo já começou e o problema de falta de espaço do CASCI continua por resolver. A autarquia promete aceder ao pedido de ajuda dos pais

O grupo de seis pais dos jovens portadores de deficiência que já atingiram a maioridade e não podem continuar a frequentar as valências do CASCI (Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo), deslocaram-se, na passada sexta-feira, à Câmara de Ílhavo, a fim de exporem e tentar encontrar soluções para o problema.

Em causa está o facto de os jovens estarem no limite de idade para frequentar a instituição, com a agravante de que a Segurança Social alega ter detectado falta de espaço para os continuar a albergar.

A autarquia assegura que tudo fará para ajudar estas famílias “desde que esteja ao nosso alcance, uma vez que a solução está directamente dependente do Governo, mas desenvolveremos todas as diligências enquanto intermediários e força de pressão”.

Celestino Almeida, director do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, assegura que a situação está a ser alvo de avaliação, e que estão a ser estudadas soluções para o problema.

Natércia Graça, uma das mães ouvidas por um técnico da Segurança Social, mostrava-se preocupada com o futuro da filha antes do começo deste ano lectivo. “Dizem que o CASCI tem crianças a mais; por enquanto, os nossos filhos permanecem lá, mas não sabemos se vai continuar a ser possível”.

João Cura, actual director do CASCI, explica que os jovens em questão “terminaram um ciclo de ensino e terão que entrar noutra valência, o Centro Ocupacional, que está lotado”. “Já pedimos um alargamento à Segurança Social, mas ainda estamos a aguardar pela solução”, acrescenta. Entretanto, e com o arranque do novo ano lectivo, os seis jovens permanecem no Centro de Actividades Ocupacionais do CASCI, que tem capacidade para albergar 50 utentes.


Carla Real
Diário de Aveiro
 
Topo