• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Évora: inaugurada exposição de fotografia "Rostos do Tibete"

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Évora: inaugurada exposição de fotografia "Rostos do Tibete"

No dia em que se inicia os Jogos Olímpicos, é inaugurada uma exposição em Évora com 14 fotografias de “Rostos do Tibete”, numa manifestação simbólica contra a ocupação chinesa do território. Miguel Gonçalves é o autor das fotografias. A mostra está patente no "Sebastião Café", no centro histórico da cidade.

"Na teoria, o desporto nada devia ter a ver com a política, mas, na prática, todos os Jogos Olímpicos, como os deste ano, têm sido utilizados para transmitir mensagens políticas, verdadeiras ou falsas", criticou hoje Miguel Gonçalves, de 41 anos, natural e residente em Évora.

Para o docente e fotógrafo amador, a imagem que a China tem tentado passar não corresponde à realidade. Miguel Gonçalves viajou ao Tibete há três anos. “Estive oito dias no Tibete e, depois, visitei algumas zonas da China. Tive grandes dificuldades para entrar no Tibete e, primeiro, para ser autorizado, tive que ir a Pequim", relatou.

A viagem marcou-o, com a exposição quer mostrar "às pessoas que alguma coisa não está bem no Tibete". A ideia de fazer a exposição foi sugerida durante um almoço de amigos, aos quais mostrou as fotografias.

"A exposição acaba, no fundo, por ser também uma pequena manifestação política de oposição quanto à ocupação do Tibete pela China", argumentou.

"As pessoas que têm interesse por territórios ocupados, depois de visitarem o Tibete ficam ainda mais sensibilizadas para esse tema", explicou. Para o fotógrafo os tibetanos, "apesar de viverem numa pobreza extrema, têm uma expressão alegre e simpática".

A exposição está patente em Évora até segunda-feira, depois vai para Sagres, no restaurante "Vigia", até ao final do mês.


Diário Digital / Lusa
 
Topo