• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É Inverno

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
A plantas, como os seres humanos, também necessitam de repouso. Elas preferem o inverno para tirar um cochilo reparador. Ele revigora suas funções biológicas e as prepara para um novo ciclo de vida, que chega com a primavera.

Durante o sono, o crescimento vegetativo da maioria das plantas estaciona, ou ocorre bem devagar. Por isso qualquer esforço no sentido de torná-las producentes é nulo.

Assim, é bom usar menos adubo e água, além de não interferir na terra. Essas são dicas que valem para quase todas as plantas, com exceção do gerânio, da azaléia, da paineira, do ipê e da primavera, espécies que exigem cuidados especiais nesse período de frio.



O amarelecimento das folhas, nessa época, é um sinal dado pelas plantas, advertindo que estão hibernando. Nos casos mais extremos, como das bulbosas típicas, gladíolos, frésias, lírios, dálias e anêmonas, as plantas passam por uma inatividade subterrânea. Por isso secam completamente suas partes aéreas. Os bulbos, então, precisam ser arrancados, liberados do excesso de terra, que os recobre, e guardados em sacos plásticos perfurados para que não se ressequem ou deteriorem. Após quatro meses eles deverão ser replantados.

Algumas espécies, como as suculentas, por exemplo, mostram uma surpreendente vontade de viver e até dispensam a hibernação, se tiverem boa luminosidade e água suficiente.

Em meados de julho, a maioria das plantas que adormecem começa a despertar, voltando à vegetação plena em agosto, para florir em setembro, mês das flores.



Fonte: Revista Casa Claudia
 
Topo