• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

«O Grito» esteve escondido em refeitório após roubo

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
«O Grito» esteve escondido em refeitório após roubo

Pål Henger, um dos ladrões do quadro «O Grito», de Edvard Munch, em 1994, confessou o seu envolvimento e admitiu ter escondido a obra entre os tabuleiros da mesa da sala de jantar onde os seus tios e a sua mãe comiam todas as tardes.

Para Enger, era «muito divertido» saber que a polícia percorria a Noruega com rusgas e buscas enquanto a sua família lanchava sobre a mesa onde tinha escondido a obra.

Terá sido no dia 12 de Fevereiro de 1994 que Enger e outras duas pessoas entraram no Museu Nacional por uma janela, depois de terem trepado uma escada e, em 50 segundos, cortaram o cabo que prendia o quadro à parede e levaram-no.

«Pela primeira vez, confesso que estive por trás do roubo», afirmou Enger. «Planeei o golpe durante quatro anos e não foi o dinheiro que me motivou a fazê-lo, mas o desafio e o jogo», reconheceu.

O quadro foi recuperado três meses depois num hotel situado nos arredores de Oslo.





dd
 
Topo