Portal Chamar Táxi

Vinte e cinco municípios portugueses ficam hoje às escuras a partir das 20h30

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
A hora planeada para hoje se apagarem as luzes em defesa do planeta vai bater este ano o recorde de adesão de cidades à iniciativa, em Portugal e no mundo, revelou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), responsável pela iniciativa.

Até sexta-feira à tarde tinham aderido, em Portugal, 25 municípios (mais do dobro dos de 2009) à iniciativa que vai deixar parte do país às escuras entre as 20h30 e as 21h30, num gesto simbólico de luta contra as alterações climáticas. A Hora do Planeta terá recordes de adesão também no resto do mundo, com 121 países e regiões a confirmar a sua participação.

A lista de municípios portugueses é composta por: Lisboa, Porto, Faro, Almeirim, Vila Real, Horta (Açores), Aveiro, Esposende, Águeda, Angra do Heroísmo (Açores), Vila Nova de Famalicão, Loulé, Almeirim, Albufeira, Viseu, Tomar, a vila açoriana de Lajes do Pico, a vila de Sintra, Amadora, Mirandela, Guarda, Matosinhos, Lamego, Setúbal e Sertã. Em cada uma destas zonas serão apagadas as luzes de monumentos, pontes, igrejas e serviços municipais.

Este ano adere pela primeira vez em Portugal a Estátua do Marquês, que se junta aos emblemáticos Mosteiro dos Jerónimos, Ponte 25 de Abril, Cristo-Rei (Lisboa), Mercado do Bolhão, Clérigos e Sé, Pontes D. Luís e D. Maria (Porto) e o monumento classificado pela UNESCO como Património Mundial, Convento de Cristo (Tomar), entre cerca de uma centena de ícones locais apresentados pelas cidades aderentes.

Esta chamada de atenção global, que visa alertar para a necessidade de protegermos o Planeta, tem início nas Ilhas Chatham da Nova Zelândia (06h45 GMT) e finaliza, quase cerca de 25 horas depois em Apia, Samoa (07h30 GMT de domingo).
publico
 
Topo