Portal Chamar Táxi

Vinte anos dos Pearl Jam em documentário, disco e livro

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
ng1132364_435x190.jpg

Os vinte anos da banda norte-americana Pearl Jam, registados em mais de 1.200 horas pelo realizador Cameron Crowe, foram condensados num documentário que se estreia na terça-feira em todo o mundo, incluindo Portugal.'Pearl Jam Twenty' é exibido às 21h30 em salas da distribuidora Zon Lusomundo em Lisboa, Almada, Coimbra e Porto.
Em Portugal, ao contrário de outros países, o filme não terá estreia comercial, sendo depois distribuído em DVD, que estará à venda a partir de 24 de outubro.
O documentário de Cameron Crowe, responsável há 19 anos pela estreia no grande ecrã dos membros dos Pearl Jam, teve antestreia mundial a 10 de setembro no Festival de Cinema de Toronto, Canadá.
Em 1992, Eddie Vedder (voz), Matt Cameron (bateria), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo) e Mike McCready (guitarra) tiveram uma participação especial no filme de Cameron Crowe 'Vida de Solteiro', rodado em Seattle, onde os Pearl Jam nasceram.
Na altura, a banda escolheu duas músicas do repertório para a banda sonora do filme: 'Breath' e 'State of Love and Trust' e ainda o tema 'Crown of Thorns', dos Mother Love Bone, recuperado agora para o documentário comemorativo dos vinte anos de carreira.
Os Mother Love Bone, liderados por Andrew Wood - que morreu em 1990 aos 27 anos - e que integravam também Jeff Ament e Stone Gossard, estiveram na origem da formação dos Pearl Jam.
A celebração dos vinte anos do grupo de Seattle começou no início deste ano, com o lançamento de uma nova compilação ao vivo, 'Live on Ten Legs', seguida das reedições dos álbuns 'Vs.' (1993) e 'Vitalogy' (1994).
No início deste mês, nos dias 03 e 04, os Pearl Jam deram dois concertos no Alpine Valley Music Theatre, em East Troy, nos Estados Unidos. Foi um 'Pearl Jam Weekend' [fim-de-semana Pearl Jam] que contou com músicos de outras bandas, algumas ligadas ao movimento grunge de Seattle, como os Mudhoney ou os Soundgarden, e de outras como os The Strokes ou os Queens of the Stone Age.
Entretanto, no dia 13, foi publicado o livro 'Pearl Jam Twenty', da autoria de Jonathan Cohen e Mark Wilkerson, que para já só está disponível em Portugal através de importação.


Lusa/SOL
 
Topo