Portal Chamar Táxi

Notícias Trump diz que Brasil é um péssimo parceiro e volta a defender Bolsonaro

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Gostos Recebidos
1,511
Trump diz que Brasil é um péssimo parceiro e volta a defender Bolsonaro

img_932x621uu2025-08-13-18-59-12-2228909.jpg

"Eles cobram tarifas enormes e tornaram tudo difícil", disse.

Num novo ataque ao Brasil, que escolheu semanas atrás como um dos seus alvos, o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou esta quinta-feira o país da América do Sul como um péssimo parceiro comercial, que sempre explorou os americanos e que agora está a sentir o outro lado da moeda, com a imposição de uma sobretaxa de 50% a milhares de produtos brasileiros exportados para território norte-americano. E, mais uma vez, defendeu enfaticamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está a ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro por tentativa de golpe de Estado e que pode apanhar mais de 40 anos de cadeia.

“O Brasil tem algumas leis muito ruins, quando eles pegam num presidente e o colocam na prisão, ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço esse homem e vou dizer, eu sou bom em avaliar pessoas, e eu acho que ele é um homem honesto. Eu acho que o que fizeram com ele... Isso é realmente uma execução política o que estão a tentar fazer com o Bolsonaro.” - Declarou Trump em conversa com jornalistas na Casa Branca, defendendo mais uma vez a inocência do antigo presidente brasileiro, colocado em prisão domiciliária duas semanas atrás pelo juiz Alexandre de Moraes, que comanda o julgamento contra ele no STF.

Em julho, ao anunciar a imposição de pesadas tarifas ao Brasil, que começaram a vigorar em Agosto, Donald Trump deixou claro que eram uma retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro, e dias atrás o seu governo aplicou punições da Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes, entre elas a proibição de entrar nos EUA. Mas, independentemente da defesa do aliado, Trump também não está nada satisfeito com as relações comerciais entre o Brasil e os EUA e acusou Brasília de já há muito tempo impor tributação exagerada aos produtos norte-americanos.

“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Eles cobram-nos tarifas enormes, muito, muito maiores do que as que nós cobramos, e, básicamente, nós nem estávamos a cobrar nada. Eles cobram tarifas enormes e tornaram tudo difícil de fazer. Então, agora nós estamos a cobrar 50% de tarifas e eles não estão felizes, mas é assim que funciona.”-disparou Trump.

Correio da Manhã