Portal Chamar Táxi

Notícias Suécia envia militares para a Gronelândia a pedido da Dinamarca

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
59,708
Gostos Recebidos
1,750
Suécia envia militares para a Gronelândia a pedido da Dinamarca

img_932x621uu2023-01-31-23-52-43-1268768.jpg


Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson.

O primeiro-ministro da Suécia anunciou esta quarta-feira que o país enviou oficiais militares para a Gronelândia a pedido da Dinamarca. "Vários oficiais das Forças Armadas Suecas estão a chegar à Gronelândia hoje", anunciou Ulf Kristersson numa publicação nas redes sociais.

A Dinamarca e a Gronelândia começaram a reforçar a sua presença militar no território ártico e arredores juntamente com os seus aliados, no seguimento das ameaças feitas pelos Estados Unidos.

Esta quarta-feira, Mark Rubio e o vice-presidente JD Vance estão reunidos com autoridades da Dinamarca e da Gronelândia, que viajaram para Washington para discutir as reais intenções dos Estados Unidos em relação ao território.

A Dinamarca também anunciou esta quarta-feira que vai reforçar a presença militar na Gronelândia, território pretendido pelos Estados Unidos, e insistir no reforço da NATO no Ártico.

"Continuaremos a reforçar a nossa presença militar na Gronelândia, mas iremos também insistir no seio da NATO em mais exercícios e numa presença acrescida da Aliança no Ártico", disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa dinamarquês Troels Lund Poulsen à agência de notícias France-Presse (AFP).

O primeiro-ministro da Gronelândia já afirmou que o governo da região autónoma dinamarquesa optaria pela Dinamarca em vez dos Estados Unidos se tivesse de escolher, devido às pretensões de controlo do presidente Donald Trump.

Correio da Manhã
 
Topo